Artigos Dicas

Antes das férias, faça a manutenção do veículo

Revisão contribui para aumentar a segurança da viagem da família

A garotada vai entrar em férias e a família tem a oportunidade de estar reunida para uma viagem. Além de programar o passeio, o mais importante é estar atento às condições do veículo. Antes de viajar, faça uma avaliação com um profissional especializado no assunto.

“Pegar a estrada com o automóvel em ordem aumenta a segurança, melhora o desempenho do veículo e reduz os desgastes de suas peças”, orienta Marcelo Gama, instrutor do SEST SENAT São Vicente. Ele lembra que uma das primeiras atitudes é checar e conservar os equipamentos de segurança obrigatórios.

Alguns itens precisam ser conferidos antes de qualquer viagem e contribuem para a estabilidade do veículo nas vias. “O alinhamento e balanceamento, por exemplo, são itens essenciais para manter os pneus a salvo e o próprio sistema de suspensão”, aponta o instrutor.

Gama lembra que outros itens precisam ser checados, como direção, freios, carga e partida, motor e sistemas auxiliares como buzina, luz de freio e setas direcionais. A borracha dos limpadores de para-brisa é um item que só costuma ser lembrado quando se enfrenta a chuva ou neblina; dura aproximadamente um ano, com ou sem uso, e deve ser trocada para se garantir a visibilidade na condução: “O proprietário do veículo deve se programar para examinar esses itens antes da viagem. O alinhamento dos faróis, por exemplo, sofre alteração com o aumento de peso da carga, “transformando” o farol baixo em alto. Perder algumas horas na verificação destes detalhes só vai aumentar a segurança da viagem”. 

O instrutor orienta ainda aos condutores que, antes de partir, verifiquem a posse da documentação pessoal e veicular, ferramentas essenciais e até mesmo um pequeno kit de primeiros socorros, em caso de aventura. Além de realizar a breve inspeção no veículo é conveniente também fazê-la durante o seu deslocamento, nas paradas em postos de serviço, observando a calibração e até possíveis vazamentos de fluido de freio, óleo e combustível.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página