O BYD Dolphin Mini desponta como uma opção eficiente e de certa forma acessível pela categoria que integra. Com um preço abaixo de R$ 120 mil e com tecnologia semelhante a um SUV novo, será que o modelo é o carro elétrico mais barato do Brasil? Confira!
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais barato do Brasil?
Quando chegou, era esperado que o Dolphin Mini seria vendido abaixo dos R$ 100 mil, ou seja, o modelo tinha tudo para ser o carro elétrico mais barato do Brasil.
Conhecido como Seagull no exterior, a versão mini do Dolphin é o carro elétrico mais acessível da BYD, Porém, ele só custou menos de R$ 100 mil no primeiro dia de vendas no Brasil, agora, o modelo é a partir de R$ 115.800.
Segundo Nicole Santana do Garagem 360 o posto de carro elétrico mais barato do país é ocupado pelo Kwid E-Tech valendo cerca de R$ 99.990,00.
BYD Dolphin Mini vs Kwid E-Tech
O BYD Dolphin Mini e o Renault Kwid E-Tech competem no segmento de carros elétricos, cada um oferecendo características distintas para os consumidores. Mas será que o E-Tech, além de custar menos, é melhor que o Mini Dolphin?
Desempenho
Em termos de desempenho, o Dolphin Mini possui um motor elétrico mais potente, com 75 cv e um torque de 13 kgfm, enquanto o Kwid E-Tech conta com um motor de 65 cv e torque de 11,5 kgfm.
Ambos atingem uma velocidade máxima de 130 km/h, mas o Dolphin Mini leva 14,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto o Kwid E-Tech alcança isso em 14,6 segundos.
Autonomia
No que diz respeito à autonomia, o Dolphin Mini supera o Kwid E-Tech, oferecendo até 280 km, comparado aos 185 km do Kwid E-Tech, conforme avaliação do Inmetro.
A recarga do Dolphin Mini de 10% a 80% pode ser realizada em cerca de 30 minutos em carregadores de até 60 kWh, enquanto o Kwid E-Tech pode ser carregado até 100% em até 56 minutos nas mesmas condições.
Alguns itens e equipamentos
Em termos de tecnologia e conforto, ambos os modelos oferecem características como ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS, câmera de ré, entre outros.
O Kwid E-Tech tem uma central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o Dolphin Mini se destaca com rodas de liga leve, banco do motorista com ajuste de altura e acabamento interno em couro sintético.
Tecnologia do Dolphin Mini vs a de um SUV
Agora, veja uma comparação básica e breve da tecnologia da versão de entrada do ByD Dolphin com o Tiggo 7 Sport, que custa cerca de R$ 135 mil reais, R$ 15 mil a mais que o modelo da BYD:
Caoa Chery Tiggo 7 Sport | BYD Dolphin Mini |
Ar-condicionado digital eletrônico | Ar-condicionado digital |
Bancos dianteiros elétricos | Banco do motorista elétrico |
Multimídia de 10,25″ | Multimídia de 10,1″ |
Quadro de instrumentos digital de 12,3″ | Tela LCD de 2″ |
Câmera de ré | Câmera de ré |
Sensor de estacionamento traseiro | Sensor de estacionamento traseiro |
Carregador de celular sem fio | Carregador de celular sem fio |
Rebatimento elétrico dos retrovisores | Rebatimento manual dos retrovisores |
Sensor crepuscular | Sensor crepuscular |
Faróis full-LED | Faróis em LED |
Farol e lanterna de neblina | Lanterna de neblina |
Como visto, é possível dizer que o hatch da BYD não fica atrás do SUV médio da Caoa Chery, tecnologicamente falando e é bem mais barato.
E mais, ainda que o Dolphin Mini seja mais caro que o Kwid E-Tech, também é uma boa opção em termos de carro eletrificado. Tudo vai depender da necessidade e gosto do comprador.
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