A KBB Brasil reuniu os 10 veículos que quase não depreciaram de janeiro a dezembro de 2018
A venda de carros novos cresceu 14,6% em 2018, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Neste ano, diversos modelos já estão prestes a serem lançados. Com a intensa movimentação do mercado automotivo, considerar a venda do veículo já usado é um quesito significativo em uma boa escolha. A KBB Brasil listou as versões que menos perderam valor de janeiro a dezembro de 2018 para o consumidor entusiasmado em comprar um novo carro.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. A desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação.
O estudo conta com representantes das categorias Hatch, Sedã e SUVs. Além disso, 70% do ranking é composto por modelos equipados com transmissão automática, o que pode refletir a crescente preferência dos brasileiros – principalmente nos grandes centros urbanos, onde há alto índice de engarrafamento.
O hatch compacto Polo Highline 200 TSI se destaca como a versão que sofreu a menor depreciação no ano passado, somando queda de 1,47%. Seguido pelo Hyundai IX35 2.0, o SUV médio apresenta índice de 2,22%. O Volkswagen Golf GTI 350 TSI encerra o top 3 abaixo de 3%, com perda de 2,84%.
“Uma das coisas mais interessantes ao realizarmos análise de depreciação é visualizar a participação de marcas já esperadas, como a presença da Volkswagen – montadora tida mundialmente como fabricante de veículos resistentes. E, ao mesmo tempo, ter surpresas que o senso comum jamais esperava, como é o caso do Cherry QQ e Troller T-4”, avalia Ricardo Fischer, gerente de Valuation da KBB Brasil.
Veja a relação completa com todas as versões que mal passaram por depreciação em 2018:
VEÍCULO/VERSÃO | 0KM – Janeiro 2018 | Usado – Dezembro 2018 | Depreciação: 2018 |
VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI FLEX | R$ 69.190 | R$ 68.172 | -1,47% |
HYUNDAI IX35 2.0 16V FLEX | R$ 99.990 | R$ 97.770 | -2,22% |
VOLKSWAGEN GOLF GTI 350 TSI DSG | R$ 134.870 | R$ 131.041 | -2,84% |
VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI FLEX | R$ 79.990 | R$ 77.374 | -3,27% |
CHERY QQ ACT 1.0 12V FLEX | R$ 32.290 | R$ 31.215 | -3,33% |
HONDA CITY DX 1.5 16V FLEX | R$ 60.900 | R$ 58.805 | -3,44% |
SUZUKI VITARA 4SPORT 4X2 1.4 16V TB AT | R$ 109.490 | R$ 105.338 | -3,79% |
HONDA CIVIC SPORT 2.0 16V CVT FLEX | R$ 96.400 | R$ 92.564 | -3,98% |
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE CONVERSIVEL HSE DYNAMIC 2.0 TB-Si4 | R$ 293.100 | R$ 281.108 | -4,09% |
TROLLER T-4 XLT 3.2 20v TDCi | R$ 128.994 | R$ 123.204 | -4,49% |
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
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