Artigos

Entenda melhor sobre o ramo de engenharia automotiva

engenharia automotiva

A Engenharia automotiva é considerada como uma especialização da engenharia mecânica a qual vai lidar de maneira específica com os diferentes tipos de veículos e seus elementos constituintes podendo ser chamada também de engenharia do automóvel ou engenharia automobilística.

Pela relevância e interesse cada vez maior que este tipo de atividade profissional tem recebido vamos mostrar a seguir algumas informações básicas para que você entenda melhor o que é e como se processa o trabalho no ramo da engenharia de automóveis.

Entenda melhor sobre engenharia automotiva

A chamada engenharia automotiva é um dos ramos com maior crescimento dentro deste campo de atuação no mercado já que existe uma necessidade cada vez maior de profissionais que saibam lidar com os carros como também que consigam criar novos modelos e tecnologias para este ramo da economia.

De forma geral, quem atua na engenharia voltada para veículos automotores aplicam em sua realidade de trabalho conceitos das seguintes áreas do saber:

  • Ciência básica da engenharia
  • Engenharia mecânica
  • Informática e segurança tecnológica
  • Eletrotécnica e eletrônica

Quando se pensa na chamada engenharia automotiva, existem alguns focos especializados que podem ser aprofundados pelos seus profissionais como os seguintes:

  1. Engenharia do produto: também conhecida como engenharia de segurança realiza uma análise das possibilidades de falhas nos veículos e as chances de ocorrerem acidentes com comparações entre modelos e marcas diferentes.
  2. Engenharia de desenvolvimento: neste viés da engenharia automotiva se analisa a interação que ocorre entre os diferentes sistemas do automóvel verificando se eles cumprem de forma adequada a função determinada no funcionamento do carro.
  3. Aerodinâmica automotiva: é uma forma de atuação deste campo da engenharia que une as inovações das corridas de carro – como Fórmula 1 – com os veículos comuns existentes nas ruas melhorando sua estética e sincronia dos seus elementos internos.

Portanto, a engenharia automotiva vai lidar com a organização e melhoria de diferentes aspectos relacionados com os veículos de uma forma geral tendo atuação em campos diferenciados como fabricação de automóveis, serviços técnicos, inspeção e certificação de veículos, dentre outros.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

1 Comentário

Clique para comentar

Publicidade

Curta nossa página