Eventos Peugeot

Peugeot Fractal, um cupê diferente de tudo que você já viu

O conceito futurista Peugeot Fractal é um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, o sistema de áudio foi criado por um designer brasileiro e promove experiência sensorial única

A Peugeot do Brasil preparou uma série de atrações para a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior mostra automobilística da América Latina e que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 na capital paulista. Entre os destaques da Marca está o Fractal, cupê urbano elétrico que explora novos universos, além de mostrar como será o i-Cockpit® Peugeot no futuro.

O conceito também se dedica de diferentes formas ao uso da acústica no design automotivo, e o resultado leva o protótipo a um nível de percepção auditiva que enriquece ainda mais a experiência de condução.

O sistema de áudio, aliás, foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin, e pode ser comandado por meio de um relógio de pulso inteligente. Com o som ligado, deixa-se de lado as sensações normalmente percebidas pelos cinco sentidos para dar início a uma experiência única.

PEUGEOT FRACTAL

A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a FOCAL, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®. Já o head-up display do carro-conceito possui tela holográfica de alta definição e tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.

O Peugeot Fractal é uma incubadora de idéias que explora novos processos de projeto e fabricação, tendo mais de 80% de suas peças interiores impressas em 3D, enquanto baterias de íons de lítio de 40 kW alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com autonomia de até 450 km.

A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A altura pode aumentar ou diminuir em até 7 cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria. Essa distância pode ainda crescer para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.

O Peugeot Fractal também incorpora um sistema tátil de som grave de dois canais na parte de trás de cada assento. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, ele oferece uma nova experiência sensorial física, permitindo que o som grave viaje através de um meio sólido ao invés de somente pelo ar, ou seja, as ondas de som alcançam a orelha por meio do corpo do ouvinte. Isso dá ao passageiro uma experiência de som grave mais imersiva e personalizada, sem causar interferências indesejadas no ambiente ao redor.

A Peugeot trouxe o designer de som brasileiro Amon Tobin para “assinar” o som externo do Peugeot Fractal.
Assim, o carro-conceito se mantém em sintonia com outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas, que são alertados pela presença do cupê por diferentes sons específicos para a condição do veículo, como aceleração, desaceleração e velocidade de cruzeiro.

O interior transmite a identidade da Marca por meio de um projeto de áudio original que dá “voz” para funções
como ignição, indicadores, perigos, luzes e vários recursos de navegação. “O Peugeot Fractal é fruto da
colaboração entre artistas que exploram novos horizontes. Nós trabalhamos com os designers para unir nossos
recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e meu projeto baseia-se em materiais do carro-conceito”,
comenta Amon Tobin.

Publicidade

Curta nossa página