O seguro é um serviço de proteção importante para o automóvel e que muitos motoristas escolhem não contratar especialmente por causa do custo. O seguro evita dores de cabeça futuras, cobrindo as despesas necessárias e imediatas em casos de sinistro (quando o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material) ou mesmo de roubo. E ainda oferece métodos de pagamento bastante flexíveis. De acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% da frota de automóveis no Brasil possui seguro. Ao contrário do que muitos pensam, é possível encontrar um seguro que seja ideal para o seu carro e para o seu bolso. A Zapay, startup de tecnologia focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz quatro dicas para ajudar a economizar na hora de contratar esse serviço.
1. Seja um bom motorista
O seguro de carro é o serviço que as seguradoras oferecem para proteger os veículos dos motoristas, cobrindo despesas necessárias e imediatas em casos de acidentes ou mesmo de roubo. Essas seguradoras conseguem analisar o seu histórico de motorista e usam essa informação para calcular o valor que será cobrado do seguro. Portanto, evite se envolver em sinistros e multas, pois isso vai ajudar a economizar um bom dinheiro. No site da Zapay é possível consultar se há débitos veiculares apenas digitando a placa do carro, então vale a consulta antes da contratação para deixar tudo em dia.
2. Busque várias opções
O segredo para encontrar um bom seguro para o seu veículo é ter muitas opções. Pesquise todas as informações sobre as coberturas e faça cotações para saber o orçamento mais compatível com a sua renda. Outra dica importante é reduzir as três melhores opções e negociar com as seguradoras para descobrir se alguma está disposta a cobrir a oferta da concorrência.
3. Tenha calma para escolher
É importante ter calma para fazer essa escolha. Leve em consideração o seu perfil como motorista e o seu estilo de vida. O ideal é ter um pacote com a maior cobertura de assistências possível, para evitar qualquer prejuízo financeiro no futuro. Portanto, pese na balança as suas necessidades e se organize financeiramente para a contratação do seguro.
4. Reflita sobre a franquia
A franquia nada mais é que o valor adicional a ser pago pelo segurado em situações em que ele próprio foi responsável pelo dano ao carro. Pensando nisso, se não for necessário pagar a franquia, o motorista sairá economizando no preço do seguro. Tudo depende do quanto você utiliza o seu veículo e do seu estilo de direção. Afinal, se a franquia for necessária em algum momento, essa dica não irá compensar.
Comentar