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Sinais podem indicar problemas no freio

Instrutor do SEST SENAT São Vicente traz orientações

O motorista precisa estar atento aos sinais do seu carro. Eles podem indicar problemas que precisam de soluções urgentes. Trepidação no volante, um barulho de “ferro com ferro” ou até mesmo pedal baixo podem indicar, por exemplo, que os freios precisam passar por uma manutenção.

Sérgio Oliveira de Jesus, instrutor do SEST SENAT São Vicente, ressalta que os freios atuais contam com novas tecnologias que evitam que as rodas derrapem numa freada e outras que controlam a tração e estabilidade. “Esse sistema é um dos itens mais importantes para aumentar a segurança. Por isso, ele deve estar em perfeitas condições para promover uma viagem tranquila”, alerta o instrutor.

Cada fabricante orienta o período de revisão do sistema de frenagem do veículo. “Mas a manutenção preventiva, antes de viagens longas, por exemplo, é indicada para qualquer motorista. Vale lembrar o ditado que é sempre melhor prevenir do que remediar”, diz Oliveira.

O instrutor lembra que o sistema de frenagem dos veículos é complexo e conta com vários componentes. O pedal precisa estar regulado para que o motorista não faça tanta força para parar o automóvel. O hidrovácuo tem a função de multiplicar a força do pedal e transferi-la para todo o sistema, deixando o acionamento mais seguro e fácil. Já o fluído é composto de óleos criados especificamente para esse sistema e precisa ser checado com regularidade.

“O motorista não precisa conhecer todos os detalhes, mas é importante saber que o sistema de frenagem é bem complexo e, por isso, deve passar por revisão com regularidade”, lembra o instrutor. Ele explica ainda que o cilindro mestre é responsável por levar o fluído de freio até os pistões nas pinças ou tambores de freios, e as mangueiras e canos são essenciais para o funcionamento do sistema.

“As pastilhas e lonas são feitas de um material especial e se desgastam com o tempo”, afirma o instrutor, que também alerta para os discos e tambores, que são peças que recebem pressão das pastilhas e lonas, responsáveis por ajudar a parar o veículo.

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