Dificilmente encontramos alguém que não tenha se deparado com a tabela Fipe na hora de vender um carro usado ou cotar um novo seguro.
Afinal, a tabela Fipe é uma aliada tanto para quem quer vender, quanto para quem quer comprar um veículo usado ou seminovo. Pois, é uma maneira de conferir o valor de tabela dos veículos no mercado brasileiro.
Mas, você sabe o que significa e como surgiu a tabela Fipe?
Continue com a gente e descubra!
O Que Significa e Como Surgiu a Tabela Fipe?
Fipe nada mais é do que a sigla de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Assim, com a Fundação criada em 1973, a tabela Fipe surgiu anos depois, em 1998.
E, um dos colaboradores da Fipe, no final da década de 1990, foi Fernando Haddad, professor de ciência política da USP.
Assim, amigo do jornalista Eugênio Bucci, que trabalhava na revista especializada em carros, a “Quatro Rodas”, Haddad teve a ideia após o relato de Bucci ao dizer que, infelizmente, não havia nenhuma ferramenta de confiança para basear os preços dos carros usados e seminovos.
Portanto, surgiu a necessidade dos vendedores e compradores de saberem se os valores praticados estavam dentro da realidade.
Então, Haddad se juntou com alguns de seus colegas da Fipe e, alguns meses depois, lançaram a Tabela Fipe.
Não foi difícil a tabela se tornar popular e conhecida em todo o Brasil. Portanto, logo virou referência nacional quando o assunto é compra e venda de veículos usados e seminovos.
Como Funciona a Tabela Fipe?
A tabela Fipe serve para informar a todos sobre a média de valores praticados na compra e venda de veículos (carros, motos, caminhões) novos, seminovos e usados. Inclusive, ela vale para todo o mercado brasileiro.
Dessa maneira, a tabela é atualizada mensalmente, avaliando os preços praticados naquele mês em 24 estados brasileiros.
Portanto, esse índice de valores se baseia na coleta de preços dos carros, motos e caminhões — usados, seminovos e novos.
E, para calcular o valor, os pesquisadores descartam os preços muito altos ou muito baixos. Afinal, a ideia é criar uma média que possa orientar e servir de base para todos.
Quais são os Critérios Utilizados para Calcular a Média de Valores da Fipe?
De forma geral, na hora de estipular o valor do automóvel, considera-se:
- Marca
- Modelo
- Ano do automóvel.
Então, vale ressaltar que a tabela Fipe não considera outros dados importantes, como: estado de conservação, quilometragem, adicionais e acessórios, entre outros.
Portanto, a tabela Fipe pode servir como base, mas não é o principal referencial a ser considerado na hora de vender seu carro. Há casos, inclusive, de quem consiga vender com preços superiores ao praticado pela Fipe. Afinal, este é só um referencial.
Com isso, a InstaCarro pode te ajudar!
Venda Seu Carro Sem Sair de Casa
Se você quer saber o valor atualizado do seu veículo de acordo com seu estado de conservação, quilometragem e tudo mais, a InstaCarro pode te ajudar.
A InstaCarro faz a avaliação de mais de 130 itens do seu carro e a partir dessa análise, mais de 4 mil lojistas irão fazer ofertas por ele.
Dessa forma, seu carro será disputado oferta a oferta, valorizando-o pelo o que realmente vale e, após 24 horas, você recebe a maior proposta.
Então, se você aceitá-la, o pagamento é feito de imediato! Ou seja, seu veículo será valorizado e vendido em tempo recorde, com rapidez, segurança e zero burocracia.
Ah, a InstaCarro também arca com a documentação de transferência, não precisa se preocupar.
Mas, se você quer de antemão ter uma noção de quanto o mercado está pagando pelo seu carro, você pode consultar o Guia de Preços InstaCarro, que também traz o preço atualizado da tabela Fipe de cada veículo.
Assim você já pode ter uma noção de quanto receberá numa possível venda e também já pode consultar tudo sobre o seu próximo carro.
E aí, gostou de aprender a história da tabela Fipe?
Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Dessa forma, os seus amigos também podem conhecer um pouco mais sobre a tabela Fipe.
Fonte das imagens: Freepik
Comentar