O segmento Automotive Technology da thyssenkrupp está avançando na transformação de seu negócio de powertrain. A atual unidade de negócios Camshafts, que opera uma de suas plantas em Poços de Caldas (MG), está sendo redefinida em direção a um forte crescimento na eletrificação da mobilidade. A área é atualmente uma das líderes mundiais como fornecedora de componentes para combustão interna e motores híbridos e elétricos. O portfólio de produtos inclui principalmente eixos de comando montados e sistemas de trem de válvulas para conjuntos de força convencionais, bem como eixos de rotor para motores elétricos.
Dr. Karsten Kross, CEO da divisão de componentes automotivos da thyssenkrupp: “Iniciamos a transformação do nosso negócio de componentes para powertrain em um estágio muito inicial. Partindo de sistemas tradicionais de eixos de comando para motores de combustão interna, há cerca de 10 anos começamos a desenvolver e industrializar novos produtos para powertrains elétricos. Agora estamos continuando nossa transformação com novos produtos além do motor de combustão interna”.
A companhia, por exemplo, já iniciou o desenvolvimento de rotores completos para motores elétricos. Ao mesmo tempo, ainda estão em andamento novos projetos de produtos na área de gestão térmica de veículos elétricos a bateria. O reposicionamento do negócio com uma expansão significativa do portfólio de produtos também será refletido em um novo nome: a partir de 1º de outubro, a unidade de negócios Camshafts passará a se chamar Dynamic Components.
Frank Altag, CEO da unidade de negócios Camshafts: “A transformação do nosso negócio segue uma abordagem baseada em duas vertentes. Com base nos pedidos recebidos dos clientes, continuaremos a atingir um crescimento lucrativo com nossos produtos para motores de combustão interna e híbridos nos próximos anos – embora o mercado em geral esteja encolhendo. Usaremos os lucros deste negócio para financiar o desenvolvimento e a industrialização de novos produtos, tornando-os gradualmente independentes do motor de combustão interna tradicional”.
O crescimento ainda mais lucrativo em motores de combustão interna e híbridos resulta do alto potencial de tecnologias da thyssenkrupp para aumentar cada vez mais a eficiência dos avançados motores de combustão interna e reduzir as emissões.
Além da liderança em tecnologia para componentes de powertrain, as fortes capacidades da unidade de negócios em produção e automação são ainda outro elemento-chave para o sucesso da transformação. Os novos produtos são fabricados em uma base de produção similar aos componentes para motores de combustão interna. Em parte, é possível usar as mesmas máquinas e equipamentos, o que faz com que várias linhas de produção em uma planta já estejam sendo usadas para fabricar diferentes produtos para diferentes tipos de sistema de acionamento.
Nos últimos anos, o segmento Automotive Technology da thyssenkrupp reformulou sua gama de produtos e serviços para atender às tendências tecnológicas de eletrificação para mobilidade, direção autônoma e mobilidade sustentável. Hoje a empresa é um fornecedor internacional de componentes automotivos especializado em tecnologias de chassis, powertrain e carroceria. Há um foco claro em produtos e serviços independentes do powertrain em torno do chassi, das linhas de montagem da carroceria e da produção de peças leves da carroceria. O segmento já gera mais de 80% de suas vendas totais com produtos não relacionados ao motor de combustão interna.
A thyssenkrupp e a indústria automotiva
A thyssenkrupp é um dos maiores fornecedores globais de materiais e componentes para a indústria automotiva. Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa. Além disso, um em cada três caminhões possui componentes da thyssenkrupp.
O portfólio de produtos e serviços que a thyssenkrupp fornece à indústria automotiva inclui materiais, componentes e sistemas de alta tecnologia e soluções de automação para montadoras.
No Brasil, a companhia possui plantas automotivas em Poços de Caldas, Ibirité e Santa Luzia (MG); São José dos Pinhais (PR); Campo Limpo Paulista e São Paulo (SP).
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