Artigos

Tudo que você precisa saber para fazer a prova teórica e prática do DETRAN

Você está iniciando o processo para tirar a CNH ou já está realizando o mesmo? Confira aqui neste artigo tudo que você precisa saber para conseguir ser aprovado com êxito na prova teórica e prática do DETRAN!

Como é e como passar na prova teórica do DETRAN?

Primeiramente, precisamos saber como funciona a aplicação da prova e como ela é elaborada.

A prova teórica do DETRAN é composta por 30 questões, no entanto, as mesmas são de múltipla escolha, onde cada questão da prova tem 4 opções de respostas, sendo que apenas uma das opções estará correta.

O que cai na prova do DETRAN

Na prova é exigido o conhecimento sobre oito matérias, sendo elas:

  • Processo da habilitação
  • Circulação e conduta
  • Primeiros socorros
  • Infração e penalidade
  • Cidadania e meio ambiente
  • Sinalizações do trânsito
  • Mecânica básica
  • Direção defensiva.

Na prova são aplicadas em média 5 questões de direção defensiva, 3 de primeiros socorros, 2 de meio ambiente, 2 de mecânica básica e 18 sobre legislação de trânsito (habilitação, infração e penalidade, sinalização e norma de circulação).

Como passar na prova teórica do DETRAN

Para conseguir ser aprovado na prova teórica do DETRAN é necessário acertar no mínimo 21 questões, ou seja, 70% da prova.

Quando nos matriculamos na autoescola recebemos uma apostila, a qual ensina o básico e disponibiliza diversas orientações, no entanto, precisamos buscar mais conhecimento para ser aprovado. Uma dica é realizar simulado detran online, para praticar mais.

Realize os simulados online, leia a apostila, esclareça dúvidas, prepare-se com antecedência de ao menos 30 dias e não falte às aulas.

Orientações para fazer a prova teórica do DETRAN

Evite estudar no dia da prova, a fim de amenizar o nervosismo, além disso, é preciso estar calmo e com a cabeça descansada. Chegue com ao menos uma hora de antecedência, alimente-se bem (evite comidas pesadas para não passar mal ou sentir sonolência), use roupas confortáveis e evite peças como bermudas, saias, chinelo e boné, ou seja, itens que o impeça de realizar a prova.

Como fazer a prova prática do DETRAN

Depois de ser aprovado na prova prática, podemos dar início às aulas práticas para realizar o exame de direção que será o veredicto final da CNH.

O curso de direção veicular será ministrado com um veículo selecionado para aprendizagem, onde o aluno deverá percorrer por vias públicas, acompanhado pelo instrutor da autoescola. Após concluir as aulas práticas, poderá marcar o dia da última prova que irá definir se está apto ou não para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como funciona a prova prática do DETRAN

Para serem aprovados, os candidatos da categoria B, deve realizar a baliza no período de 2 a 5 minutos. Já os da categoria A, devem passar pelos obstáculos da pista que envolve o zigue-zague em cones, 2 curvas de 90°, sonorizadores e rotatórias circulares.

São estabelecidas faltas eliminatórias para ambas as categorias, caso some mais que 3 pontos, o candidato é reprovado.

Como passar na prova prática do DETRAN

Treine os circuitos em suas aulas práticas com calma e atenção, esclareça todas as dúvidas com o instrutor, se preciso pague duas aulas a mais na semana do exame. Mentalize todo o procedimento que é cobrado.

Vá com roupas confortáveis e de acordo com as orientações recebidas no CFC (Centro de Formação de Condutores). Chegue ao local da prova com ao menos uma hora de antecedência, consuma alimentos leves e utilize o dia anterior a prova para relaxar, isso vai ajudar com o nervosismo.

Caso ainda possua dúvidas quanto a prova do DETRAN, entre em contato, ficaremos felizes em ajudar.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página