Se, por um lado, a crise trouxe apuros às concessionárias que vendiam apenas modelos zero quilômetro, por outro, trouxe mais oportunidades de negócio às revendas. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automóveis (Fenauto), este mercado cresceu 6,5% entre 2016 e 2017.
Por mais que os seminovos (veículos com no máximo três anos de uso) tenham sido os campeões de negociações, os modelos com entre 9 e 12 anos de uso também representaram uma quantia importante dos negócios fechados: o crescimento das vendas deste segmento foi de 27% no período.
Isto mostra que o fato de que um carro é mais velho não significa que ele seja pior ou menos confiável. Afinal, quando a parte mecânica é boa e a montadora tem boa reputação, é possível vendê-lo por uma margem de lucro bem interessante mesmo após anos de uso.
Para que serve a margem de lucro dos carros usados?
A ideia de margem de lucro em uma concessionária é mais fácil de entender. Afinal, a marca tem um custo enorme para desenvolver um veículo, criar o design e elaborar a parte mecânica. Tudo isto é refletido no preço!
No caso dos seminovos, os custos são outros. É preciso cobrir o lucro da loja, pagar o custo do ponto, vendedores, antigos proprietários, etc. Mesmo que esta margem seja alta, estes veículos são sempre mais baratos que um zero quilômetro.
Quais são os carros usados com as maiores margens de lucro?
Se você está prestes a adquirir um carro zero, é preciso estar atento à margem de lucro que pode ser obtida na revenda. Enquanto alguns modelos entram e saem da loja no mesmo dia, outros podem levar meses para serem vendidos. Via de regra, quanto maior a procura pelo veículo, maior a margem de lucro que pode ser obtida com a sua revenda.
Confira alguns modelos que são campeões absolutos em revendas de todo o país e não saia no prejuízo na hora de passar o veículo adiante:
Chevrolet Onix
Apesar de estar presente no país há décadas, a Chevrolet passou muito tempo sem apresentar grandes destaques ao mercado nacional. A grande virada foi em 2014, com o lançamento de vários veículos que rapidamente chegaram às listas dos mais vendidos.
Um deles foi o Chevrolet Onix. A linha se popularizou pelo design atrativo, tanto na parte interna quanto na externa, pela mecânica confiável e, no caso do modelo de entrada, pelo valor, que coube no bolso de muita gente que estava à procura do primeiro carro.
Resultado: há três anos seguidos, ele é o zero quilômetro campeão em fechamento de negócios nas concessionárias. Portanto, é natural que a procura por ele nas revendas também seja alto.
Assim, se você comprar um Onix, tenha certeza de que o retorno na troca é garantido!
Hyundai HB20
Assim como o Onix, o Hyundai HB20 também foi responsável pelo renascimento de sua respectiva montadora. Antes dele, a Hyundai não tinha nenhum carro que fosse muito expressivo em vendas no mercado nacional.
O HB20 foi o modelo que virou a chave. Pensado especialmente para a realidade das estradas e motoristas brasileiros, o modelo não tardou em ser um sucesso. Um dos principais destaques perante os concorrentes, como o Renault Sandero, é a garantia que é de 5 anos.
Assim, muitas vezes, quando o proprietário decide revender o veículo, ela ainda é válida. Isto é um dos fatores que ajuda a aumentar a procura pelo HB20 usado, o que permite que tanto a revenda quanto o proprietário lucrem mais com ele. Ou seja: este modelo é um excelente negócio na revenda!
Fiat Uno
A Fiat é sempre muito lembrada entre os brasileiros por conta de seus modelos de entrada. Seguro e manutenção em conta, assim como a mecânica confiável, fazem com que estes veículos estejam entre os mais visados entre quem compra o primeiro carro.
O Fiat Uno é um deles. Totalmente revitalizado em 2010, ele ganhou contornos mais modernos. Além disso, nos últimos anos, a montadora tem reduzido o valor da versão zero quilômetro e oferecido mais adicionais. Isto faz com que a procura pela versão usada aumente e, consequentemente, o lucro na revenda seja maior.
Fiat Palio
Se a revitalização do Uno impulsionou as vendas de versões usadas, o mesmo não aconteceu com o Palio. Ele foi revitalizado e, em 2013, se tornou um dos carros zero quilômetro mais vendidos do Brasil.
Ainda assim, o modelo anterior, o Fire, ainda é o mais desejado nas revendas. Sua simplicidade, facilidade de manutenção e a excelente ergonomia para o motorista compensam a falta de adicionais e o design mais modesto. Isto faz com que a margem de lucro também seja interessante.
Honda Civic
Este é um modelo que você provavelmente não esperava ver nesta lista, não é mesmo?
Por diversos motivos, muitas pessoas procuram um carro espaçoso e confortável, mas nem sempre podem pagar por um zero quilômetro. Nesta hora, um seminovo é a melhor opção.
O Civic, da japonesa Honda, é conhecido como um dos mais confiáveis do segmento: o design arrojado, junto com a mecânica impecável, faz com que ele funcione bem por muitos anos depois de sair da concessionária. Assim, é muito visado no segmento dos seminovos.
Portanto, é possível obter uma margem de lucro interessante em sua revenda.
Volkswagen Gol
Os clássicos nunca saem de moda. Este é o motivo por trás da grande popularidade do Gol!
Lançado no Brasil na década de 1980, ele foi dirigido por várias gerações, e se consolidou no imaginário da população como sinônimo de confiança.
Isto se fortaleceu com o lançamento do Novo Gol: após anos de acomodação, sem muitas novidades, a Volkswagen revitalizou totalmente o modelo, mudou o design e passou a oferecer mais adicionais, o que voltou a aumentar a procura por ele.
Assim, se você quer adquirir um carro zero que possa vender por um valor interessante depois de alguns anos, o Gol é uma excelente opção – e, ao que tudo indica, continuará sendo por muitos anos.
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