Dicas

Luzes do painel do carro: como identificar problemas e seus significados

luzes do painel do carro
Luzes do Painel do Carro (Divulgação: MACROVECTOR/SHUTTERSTOCK)
Listamos os significados das luzes do painel do carro para que você possa detectar problemas mais graves em seu carro e saber como proceder.

Quem dirige já passou por isso ou vai passar: dirigindo pela rodovia, prestando atenção no movimento e de repente nota que uma das luzes do painel do carro acendeu. Aí você começa a questionar o significado daquele símbolo.

O símbolo de algumas das luzes do painel do seu carro são mais óbvios do que outros. Entretanto, é importante saber o que significam caso você precise parar e pedir ajuda. Importante ressaltar que o fato de uma luz esta acesa significa que seu carro está emitindo um alerta, e, dependendo da cor, pode representar um alerta urgente.

As cores das luzes do painel do carro indicam o nível de perigo

É praticamente um padrão entre as montadoras de carros que os símbolos de cor vermelha indiquem que medidas devem ser tomadas urgentemente. Já as amarelas são para chamar a atenção para que você saiba que há um problema para solucionar em seu carro. As luzes de outras cores, que normalmente são brancas, verdes e azuis representam pisca-alertas, faróis, descanso recomendado, assistente de ponto cego ou a utilização de demais tecnologias.

Importante ressaltar que TODAS as luzes do painel do carro devem acende no momento em que a chave de ignição é ativada. Essa medida é feita exatamente para que o motorista saiba que as luzes funcionam e não estão queimadas.

Nesta matéria vamos falar sobre as principais luzes, em sua maioria amarelas e vermelhas.

Entenda as luzes do painel do carro

luz de abastecimento luzes do painel do carro

Luz de abastecimento

A luz do painel que se refere ao abastecimento é bem conhecida. Quando essa luz laranja acende em seu painel, significa que você precisar dar uma passada no posto. Porém, pode também indicar que está na hora de abastecer o tanque de partida a frio, dependendo do modelo de seu carro.

 luz do freio ubs luzes do painel do carro

Luz do freio ABS

Temos uma boa e uma má notícia, começando peça boa: quando o símbolo do freio ABS se acende, não significa que seu carro perdeu o feio, mas sim que o sistema ABS não está funcionando corretamente e pode não funcionar quando você frear. O sistema ABS garante mais segurança para os freios. Entenda como o freio ABS funciona.

luz da bateria luzes do painel do carro

Luz da bateria

A luz da bateria não indica, necessariamente, que há um defeito na bateria do seu carro. Este alerta do painel do carro serve para avisar que há mau funcionamento do sistema elétrico. Este aviso pode incluir o alternador, correia, fios, bateria, entre outros. O ideal é levar o carro imediatamente á oficina, já que ele ode nem ligar na próxima tentativa.

Luz do airbag luzes do painel do carro

Luz do airbag

Se a luz do airbag (em alguns carros pode ser a sigla “SRS”) se acender, vá imediatamente a uma oficina! Este símbolo significa que algo no sistema está com defeito e pode acontecer de seus airbags não dispararem em caso de acidente. Isto pode indicar que algo está errado com os cintos de segurança, o airbag ou a fiação que os controla.

Luz do aviso de freio painel

Luz do aviso de freio

A luz de advertência do freio, que pode ser o símbolo acima, um “P” ou a palavra “BRAKE“, significa que seu freio de mão está acionado ou que seu carro tem um problema com o sistema de freio. O sistema de freio envolve as pastilhas de freio, o fluido de freio e as luzes de freio que são exibidas na parte traseira do veículo. Todos esses elementos são extremamente importantes para a sua segurança ao dirigir, por isso, se essa luz se acender, leve o seu carro ao mecânico. Esta é uma das luzes do painel que você não deseja ignorar. Se acender amarela, está na hora de fazer uma manutenção.

Luz da injeção eletrônica luzes do painel do carro

Luz da injeção eletrônica

É correto o acendimento a luz da injeção eletrônica todas as vezes em que a ignição for dada, o motivo é claro: mostrar que ela está funcionando. Caso não haja o acendimento, significa que ela se queimou. Depois da partida, esta luz deve se apagar. Caso continue acesa, significa que há um defeito no motor. Há uma grande quantidade de componentes que podem ser o motivo da luz não se acender, como: bicos injetores, velas ou catalisador. Se acendeu depois de abastecer, é sinal de combustível adulterado. Após o acendimento desta luz do painel do carro, leve-o a uma oficina o mais rápido possível.

Luz do óleo está entre as luzes do painel do carro mais perigosas

Luz do óleo está entre as luzes do painel do carro mais perigosas

Se essa luz se acender no painel do seu carro, pare o veículo imediatamente para evitar danos. A luz do óleo infica falha no sistema de lubrificação do motor e caso seu motor funcione sem lubrificação, ele vai fundir. O símbolo de advertência indicar nível baixo de óleo ou então problemas mais graves.

Confira um comentário de Boris Feldman, da AutoPapo, sobre a luz do óleo:

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

Se o seu carro possui sistema eletrônico de monitoramento da pressão dos pneus e essa luz se acender, significa que há a necessidade de calibrar um ou mais pneus. Se a luz não se apagar após a calibragem, pode indicar um defeito nos sensores do sistema.

Luz do câmbio automático

Luz do câmbio automático

A luz do câmbio automático significa que há um possível problema com a transmissão automática. A razão mais comum para essa luz acender é que a temperatura do fluido de transmissão do carro está mais alta do que o normal. 

Luz do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

Luz do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

Se a luz de controle de tração do seu carro acender, significa que o sistema está ativo. Você deve usá-lo ao dirigir em condições escorregadias. 

Luz de temperatura do motor

Luz de temperatura do motor

Essa luz normalmente é instalada em veículos que não contém o ponteiro de temperatura tradicional, entretanto, pode aparecer nestes também. costuma ser instalada em veículos que não têm o ponteiro de temperatura tradicional, embora possa aparecer nestes também. Este símbolo indica que a temperatura do motor está em nível crítico e quer dizer que logo o líquido de refrigeração irá ferver. Neste caso, pare o carro e espere o líquido resfriar até a luz se apagar, depois, dirija-se a uma oficina.

Luz do farol de neblina

Luz do farol de neblina

Estes símbolos indicam que dos faróis de neblina ou de milha estão acesos. Se esta for uma das luzes do painel que está acesa e você não precisa acender seus faróis de neblina, certifique-se de desligá-los para não queimar as lâmpadas.

Ar recirculado da cabine

Ar recirculado da cabine está entre as luzes do painel do carro sem muita relevância para manutenção

Este símbolo no painel do carro significa que o sistema de ventilação do seu veículo está recirculando o ar de dentro do veículo. É melhor usar esse recurso quando está particularmente frio lá fora e você está com o aquecedor ligado ou se o ar condicionado estiver ligado no máximo.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página