KBB Brasil revela que versão LT 1.0 manual do Chevrolet Onix perde menos valor, com 3,92%. Já Volkswagen Gol G6 Trendline 1.0 12V mecânica deprecia em 9,51%
São Paulo, 05 de agosto de 2019 – Os hatches compactos são destaques no quesito vendas. Em abril deste ano, a categoria foi responsável por 45,5% dos emplacamentos, de acordo com a Fenabrave. A KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, realizou uma comparação de depreciação entre as versões do Chevrolet Onix e Volkswagen Gol para o consumidor que busca um hatchback compacto novo ou mesmo a venda do usado.
Uma vez que a Volkswagen alterou a estrutura de versões para a linha de ano/modelo 2019 do Gol, as versões 0 km atuais não foram incluídas no estudo, pois ainda não há histórico suficiente para analisarmos a taxa de desvalorização. Portanto, o limite para a participação do Volkswagen Gol neste levantamento foram as versões com anos/modelos 2018.
Diante do estudo, nota-se que as três primeiras posições do ranking, em termo de menor desvalorização, pertencem às versões do Chevrolet Onix. Os hatchbacks manuais LT 1.0 8V Flex e Activ 1.4 8V Flex depreciaram em 3,92% e 4,77%, respectivamente. Ainda no TOP 3, o automático Activ 1.4 8V Flex contou com taxa de 5,01% após o primeiro ano de uso.
Em 4º e 5º colocado, encontra-se o Gol Comfortline G6 1.6 8V IMotion Flex. O veículo com transmissão automática perde 5,12% em valor, seguido pela versão mecânica, com 5,52%. Em seguida, o Chevrolet Onix LT 1.4 8V mecânico cai 5,70% de seu valor original. Com índice próximo ao anterior, o Gol G6 Highline 1.6 8V Flex apresenta a porcentagem de 5,84%. O câmbio automatizado possui tendência à maior desvalorização, na maioria das versões, comportamento que pode ser visto na 11º posição com o Highline 1.6 e a taxa de 6,32%.
O Gol G6 Trendline 1.6 8V Flex mecânico, em 8º lugar, mostra queda de 6,01%, seguido pela dobradinha do Chevrolet Onix. A versão Joy 1.0 8V Flex manual desvaloriza um pouco mais que o anterior, com 6,07%. Já a LTZ 1.4 8V Flex também manual perde em valor 6,27%.
Os carros da norte-americana se comportam curiosamente em relação a transmissão, assim como o concorrente. Na lista, há casos em que mesmas versões, com câmbios diferentes, desvalorizam. Porém, aquelas que são automáticas contam com maior taxa de desvalorização do que as mecânicas.
O levantamento revela ainda a média ponderada de desvalorização por modelo. Com 5,4% de média, o automóvel mais vendido do Brasil – Chevrolet Onix – é também o campeão da batalha com as menores taxas de desvalorização, enquanto o Volkswagen Gol diferencia-se com média de 7,9%.
Confira abaixo a lista completa com todas as versões do Volkswagen Gol e Chevrolet Onix que menos desvalorizam:
Modelo/Versão | Taxa de desvalorização |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.0 8V FLEX Mecânico | -3,92% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P ACTIV 1.4 8V FLEX Mecânico | -4,77% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P ACTIV 1.4 8V FLEX Automático | -5,01% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V IMOTION FLEX | -5,12% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V FLEX Mecânico | -5,52% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX Mecânico | -5,70% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 HIGHLINE 1.6 8V FLEX Mecânico | -5,84% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRENDLINE 1.6 8V FLEX Mecânico | -6,01% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico | -6,07% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX Mecânico | -6,27% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 HIGHLINE 1.6 8V IMOTION FLEX | -6,32% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 CITY 1.0 12V FLEX Mecânico | -6,71% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX Automático | -6,80% |
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX Automático | -7,17% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRACK 1.0 12V FLEX Mecânico | -8,30% |
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRENDLINE 1.0 12V FLEX Mecânico | -9,51% |
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração a atualização dos dados da KBB em julho de 2019 e o ciclo de vida inteiro do veículo.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
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