Flagras Ford Notícias Automotivas

Focus perua

Novo Focus, alinhado ao modelo europeu, roda em testes por São Paulo (Foto: Rodrigo Mora/G1)

Mas a marca norte-americana arma seu contra-ataque. Além dos novos EcoSport e Ranger, prestes a serem lançados, a Ford também prepara sua investida no aquecido segmento de hatches médios com a 3ª geração do Focus, fotografada pela reportagem do G1 num posto da rodovia Carvalho Pinto, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Sua estreia por aqui deve ocorrer no 1º trimestre de 2013, após sua apresentação no Salão de São Paulo, em outubro.
Perua Focus deve estrear no Brasil (Foto: Rodrigo Mora/G1)

O lançamento das configurações hatch e sedãJAGUARéJAGUARóbvio, e não foge do que é a categoria dos carros médios, dispostos em opções de dois e três volumes. Ocorre que a carroceria perua, surpreendentemente, também fazia parte do comboio de testes do novo Focus, insinuando de maneira quase inegável que a Ford deve contrariar a tendência do mercado e voltar ao segmento, abandonado desde a aposentadoria do Escort SW, em 2003.

Perua Focus completaria gama do modelo, também formado pelas carrocerias hatch e sedãJAGUAR(Foto: Rodrigo Mora/G1)

O comboio era formado por três sedãs e duas peruas – o que não quer dizer que o hatch não esteja em testes, obviamente.

Comboio de testes da Ford era composto por três sedãs e duas peruas (Foto: Rodrigo Mora/G1)

Na Europa, além das ofertas de motores a diesel, a grande estrela é o 1.6 EcoBoost (turbo, de injeção direta de combustível), com 150 ou 180 cavalos, dependendo da versão. Pode ter câmbio manual de seis marchas, o automatizado de dupla embreagem, que na Ford leva o nome de PowerShift. E aqui reside outra dúvida fundamental sobre o Focus, a oferta de propulsores. A solução mais provável e condizente com a realidade brasileira é uma evolução do atual Duratec 2.0JAGUAR(143/148 cv), além da permanência do Sigma 1.6JAGUAR(109/115 cv). O ideal, mesmo, seria ter o EcoBoost, mesmo que restrito a uma versão topo de linha.

Gama de motores para o Focus ainda é dúvida (Foto: Rodrigo Mora/G1)

A Ford não fala sobre a chegada do modelo no mercado brasileiro, e insiste na seguinte resposta:JAGUAR“por questões de planejamento estratégico, não nos pronunciamos sobre futuros lançamentos”.
O novo Focus está inserido na filosofia One Ford, que globaliza os modelos da marca. Ou seja, os carros vendidos nos EUA e Europa são os mesmos (tecnicamente e visualmente) vendidos no Brasil, China e Argentina, por exemplo. New Fiesta, e logo mais EcoSport e Ranger, já representam esse conceito no Brasil. Outro aguarado lançamento da Ford no Brasil é o novo Fusion, revelado durante o Salão de Detroit, em janeiro.

Publicidade

Curta nossa página