Toyota

Foi lançado essa semana em São Paulo o primeiro carro híbrido flex do planeta!

Nessa última segunda-feira (19/03) foi apresentado ao mercado o primeiro veículo híbrido Flex, desenvolvido pela Toyota juntamente com a USP, na cidade de São Paulo. Conheça!

Na última segunda-feira (19/03), a Toyota, juntamente com a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), promoveu o lançamento do primeiro carro flex híbrido do mundo. Veículos híbridos estão se tornando cada vez mais comuns pelo mundo, no entanto, de uma maneira geral eles funcionam apenas com gasolina e energia elétrica.

O diferencial do Prius (modelo escolhido para ser o protótipo) híbrido é que, além de funcionar com energia elétrica e gasolina, ele também pode ser abastecido com etanol, um dos combustíveis mais limpos que existem.

O modelo vem passando por testes desde 2015, e agora, ele partirá para os testes de rodagem, para depois entrar no mercado. De acordo com o presidente da Toyota, Rafael Chang, esse lançamento oficial deverá acontecer em menos de cinco anos.

O primeiro teste de rodagem será executado em uma viagem que vai de São Paulo até chegar em Brasília, e durante esse percurso, vários quesitos serão avaliados como, por exemplo, consumo com os três tipos de combustível, estabilidade, dirigibilidade, entre outros.

O avanço tecnológico automotivo já uma realidade em muitos países, e o Brasil não ficará de fora das novidades possíveis. Conforme informação dada pela montadora, o protótipo do híbrido apresentado nesta semana possui uma das maiores taxas de compensação e a reabsorção de CO2, quando abastecido com Etanol.

Empresários do setor acreditam que esse dia será um marco na história, já que com esse lançamento, outras montadoras podem se inspirar e investir também nesse tipo de tecnologia.

A apresentação do veículo aconteceu pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, juntamente com a promessa da montadora de produzir e colocar cada vez mais veículos híbridos no mercado nacional.

A montadora não deixou claro muitas características a respeito do motor a combustão utilizado no modelo. Porém, vale ressaltar que, como as normas de emissão de poluentes estão se tornando mais rígidas a cada dia que passa, a produção dos veículos híbridos tende a se tornar apenas o primeiro passo para o comércio dos veículos completamente elétricos.

As vendas dos carros híbridos

Apesar de serem considerados como novidade no Brasil, os híbridos estão no mercado internacional desde 1997, e o primeiro deles também foi produzido pela Toyota, no Japão, e posteriormente na Europa e EUA.

Além de serem muito econômicos, os carros híbridos emitem muito menos poluentes que os veículos convencionais de tamanho igual, mas sem apresentar problemas de autonomia como os que são completamente elétricos. Esses fatores fizeram com que sua aceitação fosse muito maior do que o esperado.

Já no Brasil as vendas ainda são baixas, mesmo que esse tipo de veículo conte com taxas de importação menores que os demais, eles ainda possuem altos preços. Isso se deve ao alto valor de custo das baterias utilizadas.

Atualmente, o carro híbrido que vem importado do Japão, e chega com um valor final muito alto para o consumidor é o próprio Prius que, vendido para um grupo de pessoas, o valor fica em torno de R$ 126.600,00.

É possível ainda mencionar o alto valor do seguro de carro. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 70% dos entrevistados falaram que adiaram a compra de carros híbridos por conta do seguro de carro ser mais caro, chegando a até 50% maior que os veículos a combustão.

 

 

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Notícias sobre Filmes, Séries e Netflix

Curta nossa página