Ford Notícias Automotivas

Ford Europa lança o KA+, versão local do hatch criado no Brasil, com ação inovadora

A Ford Europa apresentou hoje o KA+, versão local do hatch compacto global Ka, desenvolvido no Brasil. Diferentemente do mercado brasileiro, onde o nome Ka+ identifica o modelo sedã da linha, na Europa o sobrenome “Plus” (+) foi adotado para diferenciar o carro da geração anterior, que pertencia ao segmento dos subcompactos. O lançamento incluiu uma ação inovadora, usando o “unboxing”, como mostra o vídeo abaixo.

Como no Brasil e outros mercados mundiais onde já é vendido, o hatch de cinco portas tem como principais apelos o design moderno, o espaço interno para cinco pessoas e o bom nível de equipamentos, ampliando, ao lado do Fiesta, as opções da marca no segmento de compactos.

Outros itens destacados são o porta-malas de 270 litros, que acomoda duas malas grandes de viagem, o banco traseiro dobrável na proporção 60/40 e os 21 porta-objetos, incluindo o MyFord Dock, compartimento no painel para fixar e recarregar o celular e outros dispositivos móveis.

“A Ford tem tradição em carros compactos versáteis, econômicos e divertidos”, diz Jim Farley, presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África. “O KA+ se mantém fiel a essa tradição, oferecendo grande valor agregado em um compacto ágil e com um espaço surpreendente”.

A pré-venda do carro na Europa será iniciada este mês, para entrega no final do ano. Sua carroceria com comprimento total de menos de 4 metros segue o padrão do modelo vendido na Índia. Tem motor Duratec 1.2 a gasolina nas versões de 70 cv e 85 cv, da mesma família do 1.25 do Fiesta, com duplo comando independente de válvulas e transmissão manual de cinco velocidades.

Além de desempenho ágil na cidade e estrada, também avança na economia de combustível. Com o desenvolvimento da calibração do motor, uso de óleo de baixo atrito, detalhes aerodinâmicos, pneus de baixa resistência ao rolamento e frenagem regenerativa – que recarrega a bateria quando o carro desacelera ou freia – atinge um consumo combinado 20 km/l de gasolina, com emissões de 114 g/km de CO2.

O veículo passou por um programa de desenvolvimento intensivo para atender as condições de direção tipicamente europeias. A calibração final foi feita no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, e em estradas europeias.

Ele vem equipado de série com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampa, limitador de velocidade, ar-condicionado, trava, vidros dianteiros e espelhos elétricos, sistema de conectividade SYNC com AppLink e chave de segurança MyKey.

A versão de 85 cv oferece ainda controle eletrônico de temperatura, volante em couro com piloto automático, bancos dianteiros aquecidos, sistema de áudio DAB, sensor de ré, vidros elétricos traseiros, retrovisores aquecidos e retráteis, vidros escurecidos e rodas de liga leve de 15 polegadas.

“O novo KA+ prova que escolher um carro compacto não significa fazer sacrifícios”, diz Darren Palmer, diretor de carros compactos da Ford Europa. “Ele segue o alto padrão definido pelo Fiesta, B-Max e EcoSport, com o estilo, espaço, tecnologia e refinamento que os consumidores europeus desejam”.

Lançamento “fora da caixa”

Para apresentar o novo KA+ europeu a Ford criou uma ação inovadora, usando a moda do “unboxing” – abrir e avaliar produtos em frente à câmera para difusão nas mídias sociais. Para tanto, convidou o astro de “unboxing” Lewis Hilsenteger, cujo canal no YouTube, “Unbox Therapy”, tem mais de quatro milhões de assinantes, e a atriz Joanna Page, que estrelou “Gavin & Stacey”, a premiada comédia da BBC. Ela recebeu o KA+ embalado em uma caixa de 4,2 metros com muita espuma e plástico bolha.

“Este é o maior ‘unboxing’ que eu já fiz. Eu não tinha noção do que tinha na caixa até ela ser aberta. Sou muito fã da Ford e estou muito feliz em abrir o pacote do KA+”, diz o astro.

“Existem poucas sensações melhores do que abrir um pacote de presente, seja uma surpresa ou algo que você mesmo comprou. Como novata em ‘unboxing’, foi muito legal trabalhar com Lewis no maior desafio que ele já teve”, comenta Joanna.

Publicidade

Curta nossa página