A Fortbras, líder no varejo de peças de reposição para carros de passeio, picapes, motocicletas e veículos pesados no Brasil, continua a consolidar sua posição de destaque. Com presença em 20 estados e 176 cidades, a empresa inaugurou cinco novas lojas no primeiro semestre de 2024, elevando seu total para 245 pontos de venda. Essas lojas atendem diariamente oficinas independentes e proprietários de veículos em cerca de 5 mil municípios brasileiros.
Composta por um conglomerado de 17 marcas regionais, incluindo Ambra Pneus, Atacado União, Atacarejo União, BHZ, Hipervarejo, Jaicar, Javali, Menil, Milenium Lubrificantes, Milenium Elétrica, Multiplan, Pegasus, Rondobras, Soma, TBrasil, Total e União Autopeças, a Fortbras emprega mais de 5,5 mil colaboradores. A empresa opera 6 centros de distribuição, mantém um estoque de aproximadamente 300.000 SKUs (itens diferentes) e atende a mais de 700 mil clientes em todo o país.
As novas lojas estão localizadas em Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Água Boa (MT), Jataí (GO) e Poços de Caldas (MG). A rápida ascensão da Fortbras é impulsionada por investimentos contínuos em novos sistemas de informação e logística, diversificação do portfólio e uma equipe dedicada que executa uma estratégia de crescimento acelerado.
Algumas das marcas sob o guarda-chuva da Fortbras têm mais de 50 anos de atuação no setor de autopeças. Contudo, a verdadeira aceleração da expansão começou há cerca de oito anos, após receber investimentos de fundos geridos pela Advent International, consolidando sua estratégia de crescimento.
A Fortbras continua atenta a oportunidades de aquisição no mercado de autopeças. Entre as principais aquisições estão a Menil, de Ribeirão Preto (SP) em julho de 2017; o Grupo União, com sede no Espírito Santo, em 2018; a BHZ Peças, de Belo Horizonte (MG) em 2019; a Rondobras, com forte presença na região Norte, em 2020; e a Jaicar, de Goiás, em 2022.
“Essas aquisições buscam aumentar a presença nacional da Fortbras, mas eu diria que o maior objetivo é aprimorar a sinergia para ampliar o portfólio e reforçar, assim, a posição de cada uma de nossas empresas regionais, que são focadas em atender de forma ágil e diferenciada os nossos clientes,” avalia Rogerio Messias, CEO da Fortbras.
Este espírito de preservar as especificidades tanto do portfólio quanto do atendimento, respeitando as particularidades regionais, compõe a estratégia de expansão nacional que já posiciona a Fortbras como o maior varejista de autopeças do Brasil.
Comentar