Veículos Elétricos

Mercado de carros elétricos cresce e chama a atenção de brasileiros para modelos importados de luxo

Os veículos elétricos e híbridos vem ganhando espaço nas estradas e o público tem pegado o gosto por esses novos modelos

O carro elétrico já não é uma novidade para o mercado, mas apesar de já estar há um bom tempo disponível, somente agora tem caído no gosto dos brasileiros. Segundo um levantamento da Agência Internacional de Energia (IEA), o primeiro trimestre de 2021 registrou um crescimento de 140% nas vendas no mundo, e o Brasil também acompanhou o aumento.

Ainda se tem um preconceito com a utilização do carro elétrico pelas estradas brasileiras, principalmente por medo de não ter lugares onde possam recarregar o veículo. Mas isso está mudando. Em 2020, uma parceria entre uma montadora de carros e uma empresa de energia resultou em mais de 250 estações de recarga no país. Outro ponto que chama a atenção dos brasileiros é o baixo custo de manutenção e de recarga.

“São pontos que aos poucos vão fazendo os brasileiros repensarem a compra de modelos elétricos. Ainda não caiu no gosto de todos, mas é um setor que vem crescendo, tanto em vendas quanto em infraestrutura. Não me surpreenderia em ter mais solicitações de elétricos do que carros convencionais no futuro”, comenta Rivaldo Santos, CEO da Classic Import.

Apesar de estar crescendo o mercado de elétricos no país, é comum que solicitem importação de outros modelos mais luxuosos e diferenciados para rodarem por aqui. Um dos exemplos são os modelos da conhecida Tesla, que ainda não tem um ponto de venda no Brasil. Rivaldo, que comanda uma importadora de carros, ressalta que quando o cliente deseja um veículo diferente do praticado no mercado nacional, a única saída é fazer a importação sob encomenda e trazer o modelo do seu gosto.

“Recentemente solicitaram para que importasse um modelo do Tesla, o Model 3. Por ser um carro econômico, de excelente performance e não ter como adquirir no Brasil, só resta ao cliente solicitar uma cotação para importação. Outros veículos que solicitam muito são o Tesla Model X, e o Ford Mustang Mach-E. Estamos realizando agora uma encomenda de uma 2022 F-150 Lightning, novo lançamento da Ford Americana. As vezes sai mais em conta importar um carro com mais atributos, do que comprar os que estão em solo nacional”, ressalta Rivaldo Santos.

Segundo um estudo realizado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2040 teremos mais de 56 milhões de veículos elétricos no mundo. Com a preocupação sobre o meio ambiente, e com as vantagens econômicas que o carro propõe, é questão de tempo até caírem no gosto de todos os motoristas.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Comentar

Clique para comentar

Publicidade

Curta nossa página