A Mercedes-Benz está expandindo cada vez mais seu portfólio de dream cars, composto por diversos modelos de roadsters, cabriolets e coupés. Nenhuma outra marca possui uma gama tão ampla nesses segmentos mundialmente, cujas linhas de design inovadoras, estilo único e esportividade despertam o desejo daqueles que buscam uma experiência de condução exclusiva. No Brasil, os veículos dos sonhos da Mercedes-Benz vão do Classe C Coupé, que chega ainda no segundo semestre deste ano, ao Classe S Coupé com 94 cristais Swarovski em seu conjunto óptico.
O já extenso leque de modelos e versões dos dream cars da marca receberá dois novos integrantes a partir do mês de julho: os roadsters SL e SLC, incluindo suas versões de alta performance da AMG.
“Desde a invenção do automóvel, há 130 anos, a Mercedes-Benz tem buscado se manter a frente do seu tempo no desenvolvimento de tecnologias que façam dos nossos veículos ainda mais seguros e confortáveis. No entanto, outra premissa importante da marca é continuar explorando seu DNA derivado das pistas de corrida, investindo em modelos que agregam também esportividade, alto desempenho e encantam aqueles que buscam uma verdadeira experiência ao dirigir”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina e Caribe.
Ambas as novidades chegam ao mercado brasileiro reestilizadas, com linhas e acabamento cuja proposta é reforçar o prazer da direção open-air. Os modelos trazem o teto rígido e contam com o sistema vario-roof, que em segundos transforma o veículo de um roadster para um coupé, e o sistema DYNAMIC SELECT como equipamento de série. Ele adapta os parâmetros de direção, transmissão e suspensão do veículo e permite que suas características sejam ajustadas instantaneamente ao toque de uma tecla, auxiliando o condutor a adequar as condições do veículo ao estilo de direção que melhor o atende.
Outra característica em comum e importante equipamento de segurança já tradicional dos veículos Mercedes-Benz são os faróis full LED com Intelligent Light System, que se adaptam automaticamente às condições de luz, de condução e da via para oferecer a melhor iluminação possível para o condutor. Cada um dos modelos é equipado com 6 airbags (2 localizados no volante e painel acima do porta-luvas, 2 laterais que saem da parte traseira dos assentos em direção à porta e 2 airbags de cabeça na parte superior da coluna cobrindo as janelas). Típico dos conversíveis da marca, ambos possuem sistemas de proteção em caso de capotamento. Para o Mercedes-Benz SLC, há dois arcos fixos posicionados atrás do apoio de cabeça, já o SL possui duas barras retráteis pré-tensionadas por molas no compartimento traseiro, também atrás dos apoios de cabeça. Elas são ativadas no momento em que o sensor de colisão do controle do airbag reconhece uma situação de perigo de acidente.
Mercedes-Benz SLC: nova nomenclatura e ainda mais dinâmico
Em 2016, ano no qual se completam duas décadas do surgimento do segmento de roadsters compactos com o SLK, o modelo mais tradicional dessa categoria é relançado com nova nomenclatura e ainda mais tecnológico. Seu antecessor foi pioneiro no mercado de veículos conversíveis compactos com foco em proporcionar ao cliente a diversão de dirigir ao ar livre, alcançando números de venda impressionantes – 670 mil unidades ao longo desses 20 anos.
O nome SLC se origina do parentesco do modelo com o sedã Classe C, com o qual compartilha a plataforma e muitas de suas tecnologias. A nova adição ao portfólio da Mercedes-Benz no Brasil chega com duas motorizações: SLC 300 e Mercedes-AMG SLC 43, que em termos visuais se destacam pelo design com linhas mais agressivas.
Profissionais da Mercedes-Benz desenvolveram uma nova proposta de design que, aliada ao conjunto mecânico do veículo, oferece uma experiência de condução única na estrada. Como parte da mudança, ambas as versões receberam melhorias na dianteira agora ainda mais esportiva com grade diamante de série e um capô de aparência mais alongada.
Outro destaque do novo SLC é o teto-vario, cuja abertura ou fechamento pode acontecer em velocidade de até 40 km/h, dando ainda mais conforto aos ocupantes de acordo com as condições do tráfego ou em caso de alteração repentina do clima. A pequena janela lateral localizada atrás da porta pode ser manipulada separadamente quando a capota está abaixada, auxiliando na redução do barulho do vento.
O conjunto mecânico das duas versões que chegam ao Brasil impressiona por seu dinamismo e versatilidade. O SLC 300 é equipado com motor 2.0 litros com quatro cilindros em linha, que oferece 245 cv de potência e 370 Nm de torque, atingindo os 100 Km/h em 5,8 segundos. Já a versão de alta performance, Mercedes-AMG SLC 43, com motor V6 biturbo e 367 cv de potência e 520 Nm de torque, acelera de 0 a 100 Km/h em apenas 4,7 segundos. Ambas utilizam a transmissão 9G-TRONIC que possibilita mudanças de marcha rápidas e eficientes, melhorando a dinâmica do veículo. O sistema DYNAMIC SELECT é equipamento de série também nas duas versões e conta com cinco diferentes modos de condução: “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual”.
As novidades serão comercializadas no País a partir de julho, com preços sugeridos de R$292.900,00 e R$399.900,00 para a versão AMG.
Informações técnicas
Mercedes-Benz SLC 300 | Mercedes-AMG SLC 43 | |
Cilindrada | 1.991 cm³ | 2.996 cm³ |
Cilindros | 4 em linha | V6 biturbo |
Potência | 245 cv
a 5.500 rpm |
367 cv
a 5.500-6.000 rpm |
Torque máximo | 370 Nm
entre 1.300 – 4.000 rpm |
520 Nm
entre 2.000 – 4.200 rpm |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 | 4,7 |
Velocidade máxima | 250 km/h* | 250 km/h* |
Peso (kg) | 1.505 | 1.595 |
Pneus | 225/40 R18 / 245/35 R18 | 225/40 R19 / 255/35 R19 |
Capacidade do porta-malas (L) | 225-335 | 225-335 |
Tanque de combustível (L) | 60 | 60 |
Dimensões (mm)
Comprimento Largura Altura |
4.133 1.817 1.303 |
4.143 1.810 1.303 |
* Limitada eletronicamente.
Mercedes-Benz SL: sofisticação e versatilidade
Modelo icônico da Mercedes-Benz, reconhecido por sua origem no universo de competição, o roadster SL chega renovado ao mercado brasileiro com motores mais potentes, transmissão automática 9G-TRONIC e AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas na versão AMG, DYNAMIC SELECT com cinco modos de condução e pacote de integração para smartphone, incluindo o sistema Apple® CarPlay® – exclusivo para usuários de iPhone®.
Ícone do automobilismo, o Mercedes-Benz 300 SL é o precursor dessa família e foi o primeiro veículo da marca com injeção direta de combustível. Para os anos 50, época na qual foi lançado, ele apresentava desempenho muito acima da média, reforçando ainda mais seu DNA de competição.
Disponível nos concessionários em duas versões, SL 400 e Mercedes-AMG SL 63, o modelo é extremamente versátil e confortável também para utilização no dia a dia, com acabamento do defletor de vento em tecido de alta qualidade, bancos dianteiros climatizados e o sistema AIRSCARF, responsável pelo aquecimento ao nível do pescoço dos ocupantes. O modelo teve sua iluminação interna repaginada com luzes indiretas no interior com três opções de cor, que criam uma atmosfera de bem-estar e facilitam a visualização das teclas no painel central em situações de pouca luz.
Em termos de dirigibilidade, o novo Mercedes-Benz SL oferece diversos tipos de experiências ao condutor. O sistema DYNAMIC SELECT – também de série no modelo – possui os modos “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, além do “Individual”, conferindo personalidades distintas ao automóvel.
Com motor V6 de 3,0 litros biturbo, o Mercedes-Benz SL 400 oferece 367 cv de potência, um aumento de 34 cv em relação à versão anterior. Além de mais potente, o motor alia excelente desempenho à grande autonomia e acelera de 0 a 100 Km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O câmbio 9G-TRONIC, que pela primeira vez equipa essa família, proporciona mais rapidez para mudanças de marcha, resultando também em maior eficiência.
O novo Mercedes-AMG SL 63, disponível sob encomenda, chega ao mercado com motor V8 biturbo com 585 cv de potência e torque de 900 Nm. A transmissão automática é de sete velocidades, contribuindo para a dirigibilidade esportiva do veículo, que alcança os 100 Km/h em 4,1 segundos.
O superesportivo é o primeiro modelo da marca no Brasil a vir de série com o Active Body Control, sistema de suspensão inteligente que reduz os efeitos da força centrífuga ao sair com o veículo, em curvas acentuadas e ultrapassagens. Os suportes das molas da suspensão foram ajustados às respectivas condições de condução permitindo que o veículo incline de maneira automática e contínua independentemente do raio da curva ou velocidade. As vibrações do volante são praticamente eliminadas, garantindo ainda conforto aos ocupantes sem prejudicar a esportividade na condução.
O Mercedes-Benz SL 400 e o Mercedes-AMG SL 63 estarão disponíveis em todos os concessionários da marca no Brasil a partir do mês de julho, com preços sugeridos de R$ 605.900,00 e R$ 887.900,00 respectivamente.
Informações técnicas
Mercedes-Benz SL 400 | Mercedes-AMG SL 63 | |
Cilindrada | 2.996 cm³ | 5.461 cm³ |
Cilindros | V6 | V8 biturbo |
Potência | 367 cv
a 5.500-6.000 rpm |
585 cv
a 5.500 rpm |
Torque máximo | 500 Nm
entre 2.000 – 4.200 rpm |
900 Nm
entre 2.250 – 3.750 rpm |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,9 | 4,1 |
Velocidade máxima | 250 km/h* | 300 km/h* |
Peso (kg) | 1.735 | 1.845 |
Pneus | 255/35 R 19 285/30 R 19 | 255/35 R 19 285/30 R 19 |
Capacidade do porta-malas (L) | 222-362 | 222-362 |
Tanque de combustível (L) | 65 | 75 |
Dimensões (mm)
Comprimento Largura Altura |
4.631 1.877 1.314
|
4.640 1.877 1.300 |
* Limitada eletronicamente.
Comentar