Modelo percussor do off-road mundial será uma das atrações no estande da marca
Há mais de 80 anos, a Mitsubishi mostra que o pioneirismo e tecnologia de ponta fazem parte de seu DNA. Com um nome simples, mas com recursos e conceitos à frente de seu tempo, o Mitsubishi PX-33 tem um lugar reservado entre os carros mais importantes da indústria automotiva japonesa.
Fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935, o PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão com tração nas quatro rodas. Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo de quatro portas da marca dos três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso. Nascia ali o embrião do Pajero Full, que unia a resistência para encarar terrenos acidentados com conforto e sofisticação.
O modelo contava com o pioneiro motor diesel de 6.700 cc e 70 cv. Esse propulsor também ganhou seu lugar na história por ser o primeiro no Japão a usar injeção direta de combustível, uma tecnologia que garantia mais desempenho e economia de combustível.
As tecnologias empregadas no PX-33 abriram caminho para que, anos mais tarde, a Mitsubishi Motors se tornasse uma referência mundial em força, resistência e capacidade 4×4, fabricando veículos que dominaram competições off-road, como o Pajero, 12 vezes campeão do Rally Dakar, e o Lancer Evolution, que somou quatro títulos do WRC (World Rally Championship).
Além disso, a tradição na fabricação e domínio dos motores diesel continua até hoje. Uma prova disso é o motor 2.4 litros diesel com bloco de alumínio da nova L200 Triton Sport, o primeiro do segmento em todo o mundo a ter essa tecnologia.
Ficha técnica
Comprimento – 4.428mm
Largura – 1.675mm
Altura – 1.710mm
Entre-eixos – 2.700mm
Cilindradas – 2.555cc
Potência – 250 CV
SERVIÇO
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 e 20 de novembro
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Horários:
10 de novembro: 14h às 22h
11 a 19 de novembro: 13h às 22h
20 de novembro: 11h às 19h
Comentar