Bem como toda a economia brasileira, não é novidade afirmar que o mercado brasileiro de automóveis vive um período conturbado. Desde que a pandemia do coronavírus instalou-se no país, em março de 2020, as vendas e as cotações de carros novos e usados têm provado larga volatilidade, deixando o consumidor desnorteado em relação aos bons ou aos maus negócios. “Como combinar a aquisição de um carro que eu gosto com uma boa compra?” Essa é a máxima perseguida por todos os motoristas.
É exatamente na apuração de estatísticas e inteligência na interpretação dos dados que a Mobiauto vem ganhando destaque. Start-up posicionada como um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a empresa acaba de fazer um precioso levantamento que pode redirecionar as opções de compras de muitos brasileiros: após um ano de pandemia, quais os dez SUV´s que mais valorizaram e os dez que mais depreciaram no mercado brasileiro? A pesquisa leva em conta os preços desses veículos zero km em março de 2020 e as atuais cotações em março de 2021. Os resultados surpreenderam.
Na lista dos SUV´s mais valorizados durante a pandemia, a Mobiauto apurou que o “top ten” é totalmente composto integralmente por modelos importados, tendo o Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT como campeão. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057 (17,56% de valorização).
“Nada mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus UX-250h, com versões que ocupam as três primeiras posições da pesquisa, desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto. Ele explica que a totalidade de modelos importados entre os dez mais valorizados pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos zero km devido à alta do dólar. “Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento das montadoras em dotar seus SUV´s com tecnologia de ponta, transformando essa classe não só em SUV´s premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país. Não está sendo à toa que os SUV´s dominaram também o segmento de luxo”, explica.
Preço zero km Mar. 2020 (R$) | Preço usado Mar.2021 (R$) | Valorização (%) | |
Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid | 193.990 | 228.057 | 17,56 |
Lexus UX-250h F-Sport 2.0 Hybrid | 214.990 | 252.698 | 17,54 |
Lexus UX-250h Dynamic 2.0 Hybrid | 173.450 | 203.772 | 17,48 |
Jeep Wrangler Sahara Overland | 283.540 | 332.770 | 17,36 |
Lexus NX-300h Luxury 2.5 Hybrid | 232.650 | 268.745 | 15,51 |
Mercedes-Benz GLC220 Diesel | 299.580 | 345.049 | 15,18 |
Mercedes-Benz GLC300 Coupé | 360.580 | 412.189 | 14,31 |
Jeep Wrangler Sahara 2.0 | 269.100 | 306.781 | 14,00 |
Toyota RAV4 2.5 S Hybrid | 176.962 | 201.455 | 13,84 |
Mercedes-Benz GLC63 S AMG | 599.720 | 681.666 | 13,66 |
Já na lista dos SUV´s que mais desvalorizaram neste período de Covid-19, a Mobiauto localizou nove modelos nacionais, com uma única exceção importada, o Volvo XC90. Sant Clair detalha caso a caso:
“Você vai encontrar três grupos de modelos na lista dos dez mais desvalorizados: os que estavam prestes a receber reestilizações, como o Kicks e o Renegade, os envelhecidos, ou seja, sem mudanças há alguns anos e que já têm sido preteridos no mercado de novos, caso do C4 Cactus, do 2008 e do Duster, que são veículos que vendem baixos volumes enquanto zero km e tendem a repetir a má performance nos usados. E, finalmente, os que o mercado já sabe que sairão de linha em breve, como o EcoSport. A presença do Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid é uma sazonalidade: ele foi reposicionado como zero km, caindo de preço, por isso a alta desvalorização como seminovo”, explica.
Preço zero km Mar. 2020 (R$) | Preço usado Mar.2021 (R$) | Desvalorização (%) | |
Renault Duster GoPro 4×4 2.0 MT | 87.405 | 72.854 | 16,65 |
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD AT | 101.619 | 85.329 | 16,03 |
Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid | 534.950 | 452.633 | 15,39 |
Ford EcoSport 100 Anos 1.5 AT | 82.432 | 70.412 | 14,58 |
Jeep Renegade Longitude 1.8 AT | 103.690 | 89.251 | 13,93 |
Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT | 83.948 | 72.561 | 13,56 |
Renault Captur Intense 2.0 16V AT | 93.240 | 80.647 | 14,31 |
Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo AT | 102.707 | 88.828 | 13,51 |
Nissan Kicks Special Ed. 1.6 16V AT | 87.801 | 76.326 | 13,07 |
Renault Duster GoPro 1.6 AT | 82.293 | 71.585 | 13,01 |
Comentar