Notícias Automotivas

Mobiauto aponta os 10 SUV´s mais valorizados e os 10 que mais perderam valor de mercado após um ano de pandemia

Com mais fibra de carbono, carroceria exibe nova pintura exclusiva, inspirada nos circuitos de competição

Bem como toda a economia brasileira, não é novidade afirmar que o mercado brasileiro de automóveis vive um período conturbado. Desde que a pandemia do coronavírus instalou-se no país, em março de 2020, as vendas e as cotações de carros novos e usados têm provado larga volatilidade, deixando o consumidor desnorteado em relação aos bons ou aos maus negócios. “Como combinar a aquisição de um carro que eu gosto com uma boa compra?” Essa é a máxima perseguida por todos os motoristas.  

É exatamente na apuração de estatísticas e inteligência na interpretação dos dados que a Mobiauto vem ganhando destaque. Start-up posicionada como um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a empresa acaba de fazer um precioso levantamento que pode redirecionar as opções de compras de muitos brasileiros: após um ano de pandemia, quais os dez SUV´s que mais valorizaram e os dez que mais depreciaram no mercado brasileiro? A pesquisa leva em conta os preços desses veículos zero km em março de 2020 e as atuais cotações em março de 2021. Os resultados surpreenderam. 

Na lista dos SUV´s mais valorizados durante a pandemia, a Mobiauto apurou que o “top ten” é totalmente composto integralmente por modelos importados, tendo o Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT como campeão. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057 (17,56% de valorização).  

“Nada mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus UX-250h, com versões que ocupam as três primeiras posições da pesquisa, desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto. Ele explica que a totalidade de modelos importados entre os dez mais valorizados pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos zero km devido à alta do dólar. “Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento das montadoras em dotar seus SUV´s com tecnologia de ponta, transformando essa classe não só em SUV´s premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país. Não está sendo à toa que os SUV´s dominaram também o segmento de luxo”, explica. 

 Preço zero km Mar. 2020 (R$) Preço usado Mar.2021 (R$) Valorização (%) 
Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid 193.990 228.057 17,56 
Lexus UX-250h F-Sport 2.0 Hybrid  214.990 252.698 17,54 
Lexus UX-250h Dynamic 2.0 Hybrid 173.450 203.772 17,48 
Jeep Wrangler Sahara Overland  283.540 332.770 17,36 
Lexus NX-300h Luxury 2.5 Hybrid 232.650 268.745 15,51 
Mercedes-Benz GLC220 Diesel 299.580 345.049 15,18 
Mercedes-Benz GLC300 Coupé 360.580 412.189 14,31 
Jeep Wrangler Sahara 2.0 269.100 306.781 14,00 
Toyota RAV4 2.5 S Hybrid 176.962 201.455 13,84 
Mercedes-Benz GLC63 S AMG 599.720 681.666 13,66 

Já na lista dos SUV´s que mais desvalorizaram neste período de Covid-19, a Mobiauto localizou nove modelos nacionais, com uma única exceção importada, o Volvo XC90. Sant Clair detalha caso a caso:  

“Você vai encontrar três grupos de modelos na lista dos dez mais desvalorizados: os que estavam prestes a receber reestilizações, como o Kicks e o Renegade, os envelhecidos, ou seja, sem mudanças há alguns anos e que já têm sido preteridos no mercado de novos, caso do C4 Cactus, do 2008 e do Duster, que são veículos que vendem baixos volumes enquanto zero km e tendem a repetir a má performance nos usados. E, finalmente, os que o mercado já sabe que sairão de linha em breve, como o EcoSport. A presença do Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid é uma sazonalidade: ele foi reposicionado como zero km, caindo de preço, por isso a alta desvalorização como seminovo”, explica.  

 Preço zero km Mar. 2020 (R$) Preço usado Mar.2021 (R$) Desvalorização (%) 
Renault Duster GoPro 4×4 2.0 MT 87.405 72.854 16,65 
Ford EcoSport Storm 2.0 4WD AT 101.619 85.329 16,03 
Volvo XC90 T8 Excellence Hybrid 534.950 452.633 15,39 
Ford EcoSport 100 Anos 1.5 AT 82.432 70.412 14,58 
Jeep Renegade Longitude 1.8 AT 103.690 89.251 13,93 
Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT 83.948 72.561 13,56 
Renault Captur Intense 2.0 16V AT 93.240 80.647 14,31 
Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo AT 102.707 88.828 13,51 
Nissan Kicks Special Ed. 1.6 16V AT 87.801 76.326 13,07 
Renault Duster GoPro 1.6 AT 82.293 71.585 13,01 

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página