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Nova linha de lubrificantes da Castrol protege o motor do desgaste causado pelo trânsito anda e para das grandes cidades

A Castrol realizou nesta terça-feira (20) no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo, o fórum Trânsito: Problemas e Soluções, que discutiu os impactos do crescente “anda e para” nas principais metrópoles brasileiras, na Semana Nacional de Trânsito. De acordo com um estudo global promovido pela TomTom e Castrol, a média mundial de paradas e partidas dos motoristas é de 18 mil vezes ao ano, o que resulta em danos ao motor do carro, já que os motores são construídos para trabalhar de forma mais eficaz em regime de altas velocidades, com poucas variações.  Como solução para o problema, a Castrol lançou no evento o produto Castrol MAGNATEC STOP-START, especialmente desenvolvido para motores que trabalham nessas condições, conferindo até 20% maior proteção do motor nestas condições de anda e para.

Com fórmula 100% sintética, a nova linha possui moléculas inteligentes que protegem o motor do carro desde o momento da partida e toda vez que se anda e para. Para esse lançamento foram desenvolvidos lubrificantes em duas viscosidades: 5W-30 (A5) e 5W-40 (A3/B4). “As moléculas inteligentes do MAGNATEC STOP-START aderem às partes metálicas do motor, formando uma camada auto regeneradora que, além de proteger o motor na partida a frio, momento onde ocorre até 75% do desgaste, ainda confere 20% melhor proteção contra o desgaste causado pelo anda e para. O desenvolvimento da tecnologia STOP-START demandou aproximadamente quatro anos de pesquisas e rigorosos testes em diversos centros de tecnologia e laboratórios credenciados mundialmente pela Indústria, para comprovação de seu desempenho diferenciado e dos benefícios oferecidos”, explica Adelita Malacarne, engenheira especialista da Castrol.

Adelita apresentou as características do produto durante o fórum, que teve como mediador o piloto Cacá Bueno e contou com as presenças do diretor de Operações da TomTom para América Latina, Marcelo Fernandes; do perito em trânsito, Flamínio Fichmann; e do professor Silvio Sumioshi, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Sumioshi explicou o impacto do trânsito congestionado sobre o motor do carro. “O movimento de anda e para resulta no desgaste de diversos componentes do motor do carro e até 75% deste desgaste ocorre no momento em que o carro dá a partida. O carro faz um esforço muito grande a cada vez que para e vai sair novamente. Assim, é necessária uma boa lubrificação do motor para evitar o desgaste de componentes essenciais para o bom funcionamento do motor, como a parede do cilindro, as válvulas, além do virabrequim”.

O evento antecipou parte de um estudo global, ainda em andamento, que traz dados inéditos relacionados ao anda e para dos veículos em quatro cidades brasileiras que estão acima da média mundial: Belo Horizonte (MG) com 18.480, Curitiba (PR) com 19.680, Salvador (BA) com 20.520 e São Paulo (SP) com 22.800.

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