Análises Lançamentos Notícias Automotivas Peugeot

Peugeot 308 fica mais moderno e estiloso; testamos a versão 1.6 Griffe THP

O hatchback médio chega ao mercado com um estilo marcante e com qualidade superior

 A Peugeot segue avançando com sua estratégia de reposicionamento da marca no país e renovação de sua gama de produtos com a apresentação do novo PEUGEOT 308. O modelo, que chega ao mercado com qualidade superior, passou por uma evolução integral de seu projeto, com destaque para o estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca no mundo, a lista de equipamentos de série mais completa da categoria e ampla oferta de motorização.

O novo PEUGEOT 308 traz consigo a nova identidade da Marca, apresentada inicialmente na atual versão do PEUGEOT 508. Com os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão.

Os faróis contribuem de forma importante para a forte personalidade do modelo. Afilados, eles tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. As luzes diurnas em LED, já características nos veículos da Marca, melhoram a segurança e trazem uma assinatura luminosa marcante ao novo 308, que conta ainda com conjunto ótico com máscara negra, que confere mais dinamismo à dianteira.

A frente também integra um novo para-choque, que possui na área inferior uma grade em acabamento preto que atravessa todo o veículo para destacar sutilmente sua largura. As luzes diurnas em LED, já características nos veículos da Marca, melhoram a segurança e trazem uma assinatura luminosa marcante ao novo 308, que conta ainda com conjunto ótico com máscara negra, que confere mais dinamismo à dianteira.

A esportividade, que sempre foi uma característica do 308 traz na lateral o destaque para as novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro e multi-raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo topo de gama (Griffe) que segundo preço público sai por R$ 87 780. A traseira do veículo mantém o ótimo equilíbrio em volume, agora ressaltado pelas novas lanternas, que trazem iluminação em LED de nova geração e em linha com a nova identidade de estilo da PEUGEOT.

O 308 conta com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra ainda o limitador e o regulador de velocidade.

A ampla lista de comodidades avança para o acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.

Com a reestilização, o novo PEUGEOT 308 destaca uma elevada percepção de qualidade. Sofisticado, o painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.

O conforto do habitáculo se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.

A arquitetura semi-alta do 308 combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior. Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.

Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

SEGURANÇA 

O novo PEUGEOT 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série a partir da versão intermediária Allure Automática, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.

O 308 também se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos aos ocupantes em um eventual acidente:

• Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
•Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.

Gama de cores
A paleta de cores do novo PEUGEOT 308 é composta pelas seguintes tonalidades: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).

 

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página