Levantamento realizado pela Webmotors Autoinsights analisa comportamento de compra e venda de usuários; preferência é pela compra de veículos com o imposto pago, enquanto vendedores tentam negociá-los antes de efetuarem esse pagamento
FUma análise realizada pela Webmotors Autoinsights, fonte de informações sobre o mercado automotivo direto, com a base de usuários da Webmotors, que conta com mais de 28 milhões de acessos ao mês, revelou dados sobre o perfil de compra e preferências do consumidor durante o ano de 2018. Em 20 estados brasileiros, a faixa de investimento na compra de um carro ficou entre R$ 30 e R$ 40 mil, sendo que os modelos de R$ 40 a R$ 60 mil foram os preferidos em seis estados, somando quase 50% das faixas de preços consideradas no levantamento.
Entre os estados com maior número de vendas efetivas no período, divididos nas faixas de R$ 30 a R$ 40 mil e de R$ 40 a R$ 60 mil, São Paulo lidera com mais de 500 mil automóveis transacionados na faixa de R$ 40 a R$ 60 mil, seguido por Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Faixa com maior volume de vendas | UF | Qtd |
de 40.000 a 60.000 | SP | 525.930 |
de 30.000 a 40.000 | PR | 102.383 |
de 30.000 a 40.000 | RJ | 86.145 |
de 30.000 a 40.000 | MG | 71.884 |
Outras faixas de valores também figuram entre os resultados de veículos transacionados no período. Carros de R$ 100 a 120 mil representam 3% do total de transações e mais de 25 mil carros de até R$ 10 mil foram negociados em 2018, correspondendo a 0,57% do total.
IPVA e Intenção de compra em 2019
Uma pesquisa sobre como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) afeta a decisão de compra e venda de um veículo também aponta que quase 70% dos usuários tendem a colocar seus veículos à venda antes de pagar o IPVA. Para 55%, o fato de o imposto não ter sido pago não mudaria a decisão de compra, contra 45% que somente comprariam um veículo com o IPVA pago.
Em relação à intenção de compra dos usuários, 2019 deve ser um ano bastante positivo, uma vez que mais de 98% dos participantes da pesquisa afirmam que pretendem adquirir um carro neste ano e 80% planejam trocar de carro.
Os usados são preferência de 85% na hora de comprar ou trocar porque, segundo os participantes, têm um melhor custo x benefício, a desvalorização é menor e podem acessar um modelo completo pelo mesmo preço de um novo de entrada.
A Chevrolet é apontada como a marca favorita por quem quer comprar um carro em 2019, por ser “confiável e segura” para 26% dos usuários e porque já tiverem um carro da mesma marca (23%).
Mais buscados x Mais transacionados
Considerando o total de buscas do período que compreende os meses de janeiro a dezembro de 2018, Honda Civic, Corolla, Gol, Honda Fit e Golf foram os carros mais buscados no portal, resultando em mais de 90 milhões de buscas.
No entanto, o cenário de transações efetivadas no mesmo período aponta modelos completamente diferentes dos campeões de buscas. Entre os zero km, Jeep Compass lidera, seguido por Fiat Argo, HB20, Onix e Jeep Renegade. Já entre os usados a lista muda ainda mais: Sandero encabeça o ranking de usados mais comprados, seguido por Jeep Renegade (modelo 2016), Ford Fiesta (2014) e Onix (modelos 2015 e 2017) entre os 5 primeiros.
Em 2018, o carro mais anunciado na Webmotors foi o Jeep Renegade (2016), com mais de 2 mil anúncios. Os valores dos modelos anunciados variam de R$ 52.200 a R$140.000*.
*Consulta feita em 29 de janeiro de 2019. Anúncios sujeitos a disponibilidade.
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