Apesar dos veículos híbridos e elétricos ainda não terem preços tão acessíveis no Brasil, alguns fatores compensam quando o consumidor coloca na balança e faz uma comparação com os modelos mais “comuns”.
O principal deles é a manutenção, que é, aproximadamente 30% mais barata em comparação ao automóvel com motor a combustão. E isso se dá, graças à inexistência de componentes como velas, correias, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e bielas.
Segundo o especialista em tecnologia automotiva, Antonio Azevedo, a tendência é que o preço diminua, à medida em que a demanda for aumentando e o setor for recebendo incentivos. “Por exemplo, a cidade de São Paulo já concede 50% de desconto no pagamento de IPVA de carros até R$150 mil e permite que os carros elétricos circulem nas ruas todos os dias, liberados do rodízio municipal. Esse tipo de incentivo vai se tornar cada vez mais comum em alguns anos”, explica o executivo.
Pensando em auxiliar na avaliação do custo-benefício para a aquisição e manutenção de veículos híbridos ou elétricos, Azevedo listou os 10 veículos mais baratos nesta categoria. Confira abaixo:
Elétricos
1º) JAC iEV20 (R$ 159.900)
Autonomia: 400 quilômetros.
2º) Renault Zoe (R$ 204.990)
Autonomia: 385 quilômetros.
3º) Chevrolet Bolt (R$ 274 mil)
Autonomia: 416 quilômetros.
4º) Nissan Leaf (R$ 277.990)
Autonomia: 270 quilômetros.
5º) JAC iEV330P (R$ 299.900)
Autonomia: 315 quilômetros.
Híbridos*
1º) Toyota Corolla Hybrid (R$142.640,00)
Autonomia: 786 quilômetros.
2º) Toyota Prius (R$166.490,00)
Autonomia: 812 quilômetros.
3º) Toyota RAV4 (R$221.491,00)
Autonomia: 965 quilômetros.
4º) Lexus UX 250h (R$238.505,00)
Autonomia: 804 quilômetros.
5º) Volvo XC 40 (R$235.435,00)
Autonomia: 44 quilômetros (no modo 100% elétrico).
*Com exceção do modelo Volvo XC 40 que opera também no modo 100% elétrico, os outros modelos operam com dois motores (combustão e elétrico), mas o consumo é de gasolina ou etanol. Por conta disso, a autonomia deles é muito superior à dos outros modelos.
Comentar