KeyCar realiza controle dos sistemas do carro e monitoramento do motorista; novidade será inicialmente vendida para grandes empresas e locadoras
Um dispositivo automotivo inteligente, com um conjunto de funcionalidades relacionadas a conectividade. Assim pode ser definido o KeyCar, aplicativo para controle dos sistemas do veículo e monitoramento do motorista criado por dois santistas e que promete revolucionar o mercado.
O aplicativo também acaba de ser anunciado pela Liga Ventures como um dos oito escolhidos para participar do primeiro programa nacional de inovação aberta nos setores de mobilidade, transporte, logística e indústria automobilística: a Liga AutoTech.
Tecnologia
Conforme os sócios-diretores, Felipe Criniti e Bruno Nunes Lettieri, o KeyCar nasceu a partir do desdobramento de uma tecnologia que o fundador Felipe Criniti criou para o gerenciamento de grandes construções.
Com espírito empreendedor, Criniti vislumbrou outras utilidades e funcionalidades para a tecnologia. Para isso, os sócios-diretores contaram com dois investidores e R$ 1,5 milhão. “Ao longo do período, as melhorias foram se somando e moldando o que temos hoje. As inovações estão na cultura da empresa que busca proporcionar experiências de conectividade automotiva, acessível a todos”.
Funcionalidades
Com o KeyCar instalado no veículo, é possível, apenas com um toque no celular, travar e destravar as portas do carro, ver a localização do automóvel em tempo real e cortar o combustível, em caso de emergência. E, no futuro, as funcionalidades ligar o ar condicionado à distância e dar partida no veículo também estarão disponíveis.
O sistema completo do aplicativo foi desenvolvido durante dois anos por especialistas em tecnologia de informação e patenteado pelos sócios. Ele mescla duas tecnologias, de GPS e de internet. “Os rastreadores que hoje estão no mercado, que usam tecnologia via satélite, não funcionam em todos os locais. Podem apresentar falhas”, explica Lettieri.
Além desses recursos de automação, o proprietário do carro tem, a sua disposição, um sistema de monitoramento por telemetria, utilizado por meio de um computador de bordo que envia, em tempo real, uma série de informações importantes diretamente do veículo.
A telemetria também ajuda a incentivar os motoristas a fazerem um uso mais racional dos veículos, reduzindo a velocidade e o consumo de combustível.
“Com esse sistema, é possível saber a quantidade de combustível no tanque, quanto o carro consome e, a partir desses dados, traçar um perfil de dirigibilidade: se o motorista andou mais rápido do que o permitido em uma via, se foi um mau condutor, etc. Esse fator é de extrema importância para a redução das infrações de trânsito e acidentes rodoviários, além de permitir a redução dos custos em relação à manutenção e o uso mais eficaz do veículo”, detalha Criniti.
“Também é possível saber quem abriu e dirigiu o carro, para onde foi o veículo, quanto tempo ficou parado em cada destino e de que forma esse automóvel foi conduzido”, enfatiza Lettieri.
Liga Auto Tech
O programa nacional de inovação da Liga Auto Tech visa gerar novas oportunidades de negócios entre as startups e grandes empresas, como Mercedes-Benz, Eaton, Sascar, Ticket Log e Repom.
Conforme o diretor da Liga Ventures, Rogério Tamassia, “o foco da Liga AutoTech são áreas essenciais para o crescimento do País e a plataforma aberta será uma oportunidade de transformar o setor de transporte, logística, mobilidade e a indústria automobilística brasileira”.
As startups escolhidas serão aceleradas durante quatro meses e terão orientações com executivos do setor e com a rede de mentores da Liga Ventures, além de terem a oportunidade de gerar novos negócios com parceiros e investidores.
(Com informações do Portal StartSe)
Comentar