Resultado é efeito das medidas de quarentena impostas ao comércio
O resultado das vendas de veículos seminovos e usados ficou 12,1% menor, no mês de março, em comparação com o mês de fevereiro. O resultado nacional foi divulgado pela FENAUTO – Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores.
Enquanto as primeiras duas semanas de março indicavam uma aceleração da recuperação em torno de 11,4%, a 3ª semana de março, já parcialmente afetada com o início da quarentena para o COVID-19, registrou uma queda de 15,5%. Já na 4ª semana do mês, com o afastamento social intensificado, e as determinações para o fechamento do comércio em geral, a queda nos negócios chegou a 91,8%, quando comparada com as duas primeiras semanas de março.
Em março foram comercializados 901.058 veículos contra 1.025.281, em fevereiro. A comparação entre março de 2020, e o mesmo período de 2019, também registrou uma queda de 13,3%. A quantidade acumulada no ano, que vinha se mantendo positiva, também sofreu uma queda, chegando a 5,4%.
Para o Presidente da FENAUTO, Ilídio dos Santos, “a situação é inusitada pois nunca tivemos um acontecimento dessa envergadura e profundidade. A imposição da quarentena, logicamente, trouxe uma redução brutal nas vendas das lojas. Estamos sugerindo a intensificação de ações digitais como leilões on-line, visitas agendadas, contatos de fidelidade etc. Ainda estamos com os olhos voltados para as estratégias a serem desenhadas para a “saída” da quarentena e a retomada da vida cotidiana das pessoas e o comércio em geral. A economia precisa voltar a crescer.”
Comentar