Na semana em que a Jaguar Land Rover comemora a abertura da fábrica brasileira, os colaboradores da empresa transformam a Casa de Cultura de Itatiaia, região sul-fluminense. Liderados por NOVE, renomado na cena de arte urbana, os voluntários desenharam um mural gigante nas paredes do edifício.
Os funcionários da nova fábrica se juntaram aos alunos do projeto “A Música Venceu” para criar um mural de 20 metros por 8 metros inspirado neste projeto de musicalização que a Jaguar Land Rover apoia desde 2014 na região. Produzido pela Fundação Bachiana, sob o comando do maestro João Carlos Martins, o projeto visa a inclusão social por meio da difusão e do ensino da música clássica e erudita para crianças e jovens.
“A obra de arte deu mais vida a um canto da escola que antes parecia esquecido”, disse Márcio Rodrigues Barretto, assessor especial de cultura. “O fato de ter sido criado pelas próprias crianças, juntamente com os trabalhadores da nova fábrica da Jaguar Land Rover, torna o mural ainda mais especial.”
NOVE, artista plástico especializado em arte urbana, possui técnicas que juntam influências da natureza e tecnologia. Ao dirigir e liderar o processo criativo da obra, ele contou que acredita no poder transformador da arte no Brasil: “É realmente muito empolgante e compensador ver o que a Jaguar Land Rover está fazendo pela comunidade onde se estabeleceu. Além de oferecer oportunidades de emprego no local, eles estão criando um legado cultural. Foi um prazer trazer minha arte e estilo para esse projeto. Estou muito honrado em ser parte disso”.
A nova fábrica da Jaguar Land Rover inclui o primeiro Centro Educacional (EBPC) da marca fora do Reino Unido. O espaço oferecerá uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças da região anualmente. As atividades deverão ajudar as crianças a desenvolver competências-chave, consciência de trabalho e inspirá-los a seguir carreiras gratificantes dentro da Jaguar Land Rover no futuro.
Wolfgang Stadler, diretor-executivo global de manufatura da Jaguar Land Rover, disse: “Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas às nossas plantas em todo o mundo e o mesmo acontece aqui no Brasil. Nosso Centro Educacional (EBPC) é apenas um passo para entregar programas educacionais relevantes para crianças locais de todas as idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro”.
Como parte do comprometimento de criar novas oportunidades para 12 milhões de pessoas até 2020, a Jaguar Land Rover trabalha em estreita colaboração com as comunidades próximas às suas instalações de produção em todo o mundo. Durante os últimos 18 meses, a Jaguar Land Rover criou vínculos fortes com os bairros locais de Itatiaia e outras cidades da região, criando novos programas para inspirar a próxima geração de engenheiros automotivos.
O novo Centro Educacional (EBPC) é operado em conjunto com o SENAI local e vai oferecer programas de educação para crianças com idades entre 5 e 18 anos. Os cursos são focados em atividades relacionadas a engenharia, produção industrial e setor automotivo.
A Jaguar Land Rover lançou, em 2015, o seu programa de treinamento “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”. Hoje, mais de 100 pessoas completaram o curso e 12 deles já estão trabalhando na nova fábrica da empresa. Muitos outros alunos também estão empregados na indústria automotiva da região.
A unidade de manufatura em Itatiaia entregará ao mercado brasileiro o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, os mais vendidos da Land Rover no País. A marca está presente no Brasil há mais de 25 anos e é a líder entre os carros SUV premium: um em cada três carros do segmento é Land Rover. A Jaguar, por sua vez, é uma das marcas que mais cresce no País, com crescimento de vendas de 70% nos primeiros cinco meses do ano.
Comentar