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Tecnologia semiautônoma ajuda Land Rover Discovery Sport a rebocar trem de 100 toneladas

A Land Rover promoveu nesta semana uma ação espetacular que demonstrou toda a força e capacidade do Discovery Sport. O modelo rebocou três vagões de luxo de um trem com peso total de 100 toneladas por um trajeto de dez quilômetros por uma linha férrea no norte Suíça.

Com capacidade certificada de reboque de 2,5 toneladas, o Discovery Sport foi capaz de puxar um peso muitas vezes maior do que isso. As 100 toneladas rebocadas equivalem a cerca de 60 vezes a massa total do veículo.

O Discovery Sport utilizado neste teste de reboque é idêntico ao que se encontra disponível para os clientes em todas as partes do mundo. A única modificação ficou por conta das rodas que foram substituídas por estruturas que se encaixam nos trilhos de trem, desenvolvidas pela Aquarius Railroad Technologies, e que atuaram como estabilizadores.

A façanha do Discovery Sport foi realizada em uma linha férrea de 10 km de extensão, na pista de Museumsbahn Stein am Rhein, na Suíça e passou por uma ponte histórica de mais de 26 metros de comprimento.

A impressionante marca foi atingida graças à potência de 180 cv do motor Ingenium diesel que equipa o Discovery Sport e oferece torque de 430 Nm. Além do motor, o modelo é equipado de fábrica com diversos sistemas avançados que garantem uma ampla estabilidade e força. Entre eles destacam-se o Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control (ATPC), uma tecnologia semiautônoma de direção off road que gerencia automaticamente as forças de motor e frenagem durante a superação de um obstáculo.

Acionado ao simples toque em um botão, o sistema ATPC atua de forma a maximizar a tração em uma velocidade baixa. Funcionando como um “piloto automático para baixas velocidades” essa tecnologia permite ao motorista dar foco total na pista – neste caso nos trilhos – à sua frente.

O veículo não precisou das marchas reduzidas para completar o desafio. Isso graças ao sistema de câmbio automático ZF de nove velocidades e ao sistema Terrain Response, que ajudaram a gerar a tração necessária para a realização da tarefa.

Karl Richards, Engenheiro-chefe de sistemas de estabilidade da Jaguar Land Rover disse: “A capacidade de reboque está no DNA da Land Rover e o Discovery Sport não foge à esta regra. Ao longo dos anos a empresa introduziu no mercado tecnologias que facilitam muito a vida dos nossos clientes quando o assunto é reboque. Eu passei a maior parte da minha carreira percorrendo lugares de condições bastante desafiadoras ao redor do mundo testando Land Rovers e posso assegurar que este é o mais extremo teste de reboque que eu já vi”.

Inúmeras conversões

Os modelos Land Rover têm um extenso histórico de conversões para rodarem em trilhos de trem. Desde os lendários Séries II e IIA até os Defender mais recentes, os modelos já foram submetidos à adaptações para rodar em trilhos de trem. A última ação do gênero ocorreu com o Discovery em 1989, quando o modelo rebocou uma série de carros em Plymouth, em uma ação que demonstrava a força do motor diesel 200Tdi.

Os especialistas britânicos da Aquarius Railroad Technologies foram os responsáveis pela conversão do Discovery
Sport nesta ação. Para o diretor da empresa, James Platt, “um veículo deste tamanho conseguir rebocar um peso de 100 toneladas é uma grande demonstração de excelência em engenharia e integridade. Neste teste, o Discovery Sport foi capaz de gerar mais força do que o nosso Defender que também recebeu as mesmas adaptações. Isso é notável”.

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