O SUV Lifan X60, veículo chinês mais vendido do Brasil desde 2014, virá a partir de sua versão 2017 com o esperado câmbio automático CVT. O carro também passou por um completo facelift em seu design externo e recebeu diversos aprimoramentos no acabamento interno, visando dar ao SUV um aspecto de maior sofisticação.
Esta é a primeira grande mudança sofrida pelo SUV desde o seu lançamento em maio de 2013. No final de 2015 houve uma pequena modificação no design, com novas lanternas traseiras e grade frontal. Contudo, o que era mais esperado pelos consumidores vem agora na versão 2017, com a introdução do câmbio automático CVT.
As mudanças estéticas procuram acompanhar a tendência do design e buscam dar ao Lifan X60 um aspecto mais clássico e sofisticado, principalmente com a mudança da grade frontal para uma larga barra horizontal com o nome “Lifan” aplicado em alto relevo no lugar da logomarca, acompanhada de outra barra mais estreita abaixo.
A modificação na grade implicou em um novo para choque dianteiro, com o DRL (Daytime Running Light – luz diurna em LED) embaixo, faróis de neblina no meio do para choque, logo abaixo do bloco óptico dianteiro com faróis biparábola e o pisca direcional. Os espelhos retrovisores ganharam novo desenho e trazem as luzes do pisca direcional em LED.
Outra importante modificação e que deixou o X60 mais bonito foi no para choques traseiro, que está maior e mais envolvente, com a parte central que imita aço escovado combinando com as duas aberturas laterais com molduras cromadas, uma delas com a ponteira do escapamento e a outra com o gancho para reboque.
Completam o design do Lifan X60 as rodas de 17 polegadas, as molduras dos para lamas que formam conjunto com os para choques e um vinco lateral na altura das maçanetas cromadas das portas, itens que dão ao carro um toque de esportividade. Todas estas mudanças no design valorizam as características de um veículo familiar, que oferece grande conforto e versatilidade para uso no dia-a-dia e para viagens de todos os tipos.
Internamente, o Lifan X60 traz novo design no painel de instrumentos e console central, além de um novo padrão de forração em couro sintético (ecológico) nos bancos, que combinam com tonalidades de cinza nas laterais das portas, nas colunas e no teto. O detalhe que dá um toque especial de sofisticação ao novo interior do veículo é a costura dos bancos e das forrações em vermelho, destacando as linhas do painel frontal, dos painéis das portas, dos bancos e do console central.
Outra novidade é a nova geração da central multimídia “Navtech 1.2”, agora com tela de 8 polegadas que inclui GPS, câmera de ré, conexão bluetooth, entradas USB e SD Card, entre vários outros recursos de conveniência, como a possibilidade de espelhamento com smartphones e instalação de outros aplicativos, o que destaca o Lifan X60 dentro da disputada categoria de SUV compactos, onde todas as grandes marcas buscam espaço.
O conjunto mecânico do SUV da Lifan continua o mesmo, com o eficiente motor 1.8 litro VVT com 4 cilindros, 1794 cc de capacidade cúbica, que desenvolve 128 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.200 rpm. Este motor faz conjunto agora com o câmbio automático CVT, mais moderno e que atende a uma parcela importante dos consumidores brasileiros que preferem a comodidade de não precisar trocar marchas.
O Lifan X60 se caracteriza pelo grande conforto e espaço interno, pelo completo pacote de equipamentos que inclui, além do tradicional trio elétrico (vidros, ajuste de espelhos e trava das portas), uma longa lista de equipamentos como o sistema multimídia com GPS e câmera de ré, sensor de estacionamento, luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, sensor crepuscular, ajuste elétrico de altura dos faróis, entre outros itens.
No quesito segurança, o X60 vem equipado com airbag duplo para motorista e passageiro, sistema de freio à disco nas 4 rodas com ABS e EBD, barras de proteção lateral nas portas, cintos de segurança retráteis e de três pontos para cinco passageiros e sistema “Isofix” de fixação de cadeiras para crianças. O Lifan X60 foi submetido aos testes de impacto e segurança aos passageiros de veículos – crash test – e obteve 44,6 pontos de um total de 51 pontos possíveis, o que representou quatro de cinco estrelas.
Com estas inovações, o SUV Lifan X60 seguirá sendo o “carro-chefe” da marca no Brasil e a empresa prevê um grande crescimento nas vendas do modelo com a nova versão com câmbio automático CVT. “Já temos com o modelo equipado com câmbio mecânico uma excelente aceitação, mantendo posição de destaque no segmento, sobretudo entre os veículos de marcas chinesas.
Agora com a nova versão, acreditamos que será possível dobrar nossas vendas, alcançando algo próximo de 500 unidades por mês”, prevê Jair Leite de Oliveira, diretor de vendas da Lifan Motors. O Lifan X60 CVT tem sua chegada ao mercado prevista para o segundo trimestre de 2017 e ainda não tem preço definido. O veículo continuará sendo oferecido em duas versões, Talent e VIP, que se diferenciam pelo teto solar e detalhes de acabamento interno na VIP. A partir de meados de 2017, os consumidores poderão também optar pelas versões com câmbio mecânico ou automático CVT.
BREVE HISTÓRIA DE SUCESSO
Apresentado pela primeira vez no Dubai Auto Show no final de 2011, o X60 foi lançado no primeiro semestre de 2012 na Rússia e em alguns países da Ásia. Na América do Sul chegou primeiro ao Brasil em maio de 2013, poucos meses após a Lifan Motors assumir sua operação no mercado Brasileiro. Desde o início o SUV mantém uma trajetória de vendas estável e isso o fez conquistar destaque como o veículo de marca chinesa mais vendido no Brasil em 2014, 2015 e 2016 (até outubro), trazendo a Lifan também para a liderança nas vendas. Outro destaque do SUV da Lifan é ser ele o veículo chinês mais exportado, fato que demonstra a boa aceitação do X60 em todos os mercados onde é vendido.
Comentar