Em tempos de elevados reajustes no preço do combustível em todo o país, a limpeza regular das peças do carro evita o consumo desnecessário e traz maior economia na hora de encher o tanque. Os resíduos carbonizados depositados no sistema de alimentação do motor se tornaram um dos grandes vilões neste período de alta dos preços.
Esses resíduos nada mais são que pequenas partículas derivadas da queima incompleta de combustível fóssil no sistema de alimentação do motor. As impurezas carbonizadas muitas vezes se alojam em áreas internas, dificultando o melhor desempenho do veículo.
O excesso de carbono nas peças do motor pode formar crostas que restringem o processo de filtração, dificultam a passagem de combustível e a combustão, que necessita das passagens de ar e combustível para gerar a queima total do combustível.
O maior consumo de combustível ocorre pelo seguinte motivo: na tentativa de desentupir pontos de sujeira e garantir o fluxo, o motor acaba produzindo força redobrada. Essa energia extra produzida aumenta o consumo de combustível, além de causar maior vibração no carro e superaquecimento no propulsor, com risco de danificar as peças.
“A sujidade impede a queima correta do combustível, o que empobrece a mistura de oxigênio e combustível. Isso gera problemas que vão desde falhas na marcha lenta, perda de potência do veículo e até a obstrução da bomba de óleo”, destaca Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina.
A desobstrução das áreas internas carbonizadas, sobretudo no sistema de alimentação do motor, deve ser feita por profissionais com a aplicação de produtos descarbonizantes.
“Soluções descarbonizantes, como o Loctite SF 7979 Power Clean, agem na diluição e remoção completa do carbono acumulado em motores, além de prevenir formações de depósitos de resíduos. A limpeza correta permite que se alcance a melhor eficiência do combustível e do automóvel”, complementou Célio Ruiz.
O uso de combustível adulterado pode acelerar o processo de carbonização, pois a adição de substâncias impróprias na composição “desregulam” a combustão, resultando em mais resíduos dentro do motor. O acúmulo de sujeira pode comprometer o funcionamento adequado do TBI (corpo da borboleta), bicos injetores, câmaras de combustão e sensores.
“A manutenção preventiva contribui para detectar possíveis áreas com sujidade e ajuda a manter a saúde do carro em dia”, conclui o profissional da Henkel.
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