Em algum momento já deve ter visto na rua um motor do carro esquentando e o motorista tendo de parar. Isso pode acontecer com mais frequência do que se imagina e não se trata apenas de uma interrupção no caminho.
O aquecimento do motor pode trazer uma série de problemas quando se mantém em altas temperaturas por períodos prolongados. Podem ocorrer danos irreparáveis nas peças que impedirão o veículo de circular e podem custar caro para consertar.
Para não ter de passar por essa situação é necessário conhecer os motivos do motor do carro esquentando e saber como resolver. Com a manutenção do carro em dia também é possível evitar problemas com o motor do veículo.
Confira alguns motivos que podem fazer com que o motor esquente.
Problemas na ventoinha
A ventoinha garante que o calor do motor se dissipe, pois, faz com que haja a circulação do ar e a refrigeração da água do motor. Se ela não funcionar bem, essas tarefas deixarão de ser feitas.
Em pouco tempo ligado já é possível perceber que o carro está esquentando demais e será obrigatório uma parada. Para não passar por essa situação regularmente deve-se olhar se essa peça está funcionando e a qualquer problema providenciar a substituição.
Mal funcionamento da bomba d’água
A ventoinha ajuda a garantir a circulação do ar e a bomba d’água garante que esse líquido passe pelo sistema de arrefecimento para manter a temperatura sob controle.
Se a quantidade de água for baixa ou nenhuma, não haverá resfriamento dos componentes e eles passarão a esquentar. Portanto, a peça deve estar sempre em bom estado para que funcione de forma adequada.
Nível baixo no líquido de arrefecimento
O líquido refrigerante também chamado de água do radiador é composto por uma mistura de água destilada e aditivo. Esse circula nas mangueiras do carro e ajuda a manter a temperatura.
Nesse caso podem ocorrer algumas situações. Se a mistura não estiver na proporção correta trará problemas, por isso, o preenchimento sempre deve ser feito por um especialista ou profissional que saiba as medidas corretas.
A outra questão é o nível estar abaixo do correto. Quando isso acontece a quantidade existente não consegue dar conta de todo o trabalho de refrigeração e a temperatura acaba elevada.
Para corrigir o problema basta encher o reservatório com as quantidades corretas, isso garantirá o bom funcionamento e preservação do motor.
Mangueiras vazando
Um furo ou rasgo nas mangueiras que transportam os líquidos de resfriamento, com certeza, trarão problemas.
Se isso acontecer o líquido terá sua quantidade diminuída e não chegará ao local para fazer o resfriamento. A consequência já é sabida, a elevação da temperatura.
Para resolver é preciso identificar em qual mangueira o vazamento está ocorrendo e fazer a substituição. Depois disso, será necessário completar os níveis com os líquidos de arrefecimento.
Termostato com problemas no funcionamento
O termostato serve para medir a temperatura do veículo e enviar comandos de acordo com os dados coletados. Se o carro está quente, ele envia comandos para que seja feita uma refrigeração adicional a fim de manter os níveis adequados.
Quando com problemas, não consegue identificar corretamente se o motor do carro esquentando realmente está acontecendo. Logo não mandará os comandos corretos e as temperaturas poderão elevar.
Óleo do motor com níveis baixos
O óleo do motor é conhecido por lubrificar as peças, porém, ele possui outras funções. Ele evita que haja atrito das partes internas, o que poderia causar elevação da temperatura, além de gerar um desgaste precoce.
Quando os níveis estão baixos, as chances desses problemas surgirem são altas. Além disso, um óleo de baixa qualidade ou que não seja o indicado para o motor também resulta no mesmo tipo de problema.
Para evitar a complicação é preciso fazer a troca do óleo conforme a recomendação do fabricante e usar o lubrificante correto.
Evite problemas com o motor do carro esquentando
Alguns sinais avisam que o motor do carro está esquentando como os avisos no painel do carro, entrada de ar quente pelo sistema de ar-condicionado ou fumaça saindo do motor.
Em qualquer uma dessas situações é preciso identificar a causa para providenciar o reparo o mais rápido possível.
Além disso, fazer a manutenção periódica e usar líquidos de arrefecimento adequado para o modelo do carro, ajudam a minimizar esses problemas. Garantir que os níveis estejam sempre corretos e que o sistema funcione completamente é a melhor solução.
O motor do carro esquentando não deve ser desprezado, isso porque ele pode trazer sérias consequências. Essa danificação das peças e o reparo não é fácil e nem barato. Por isso, a qualquer indício de problema sempre procure um mecânico de confiança.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.
Comentar