Por R$ 115.990, adquirir um Jeep Renegade Sport seria uma decisão imediata para muitos.
Contudo, a situação atual revela um aumento significativo para R$ 136.990, uma diferença de R$ 21.000, após o término do programa de incentivos do Governo Federal e da oferta adicional da própria Jeep. Diante deste cenário, questiona-se: o investimento ainda se justifica? Vale a pena comprar Jeep Renegade? Analise-se a seguinte situação: em resposta ao anúncio do retorno do conceito de “carro popular”, a Jeep prontamente reduziu os preços das versões Sport e 1.3 turbo do Renegade para R$ 115.990. Pesquisas junto a oito grupos de concessionárias em diversas cidades brasileiras revelaram a rápida escassez dessas versões, beneficiadas por uma Medida Provisória que reduziu os preços de vários veículos, com a Jeep vendendo 7.793 unidades do Renegade em junho. A versão Sport, apesar de ser uma das mais acessíveis, destacava-se como a opção mais vantajosa. Além de oferecer três anos de garantia, diferentemente da garantia de um ano da versão 1.3 turbo, vinha equipada com recursos como rack de teto, tapetes e filtro de ar N95, mantendo-se competitiva com rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema start/stop, freio de estacionamento eletrônico, e uma central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, embora seu tamanho parecesse desproporcional à ampla área envidraçada do veículo. No que tange à segurança, o Renegade não deixa a desejar, contando com seis airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis de LED, frenagem automática de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, além de detector de fadiga, compreendendo uma lista de recursos considerável. Sob o capô, o motor 1.3 turbo entrega impressionantes 185 cv e 27,5 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração de zero a 100 km/h em 8,6 segundos, um desempenho notável para um veículo de quase 1.500 kg. Apesar de seu peso e de um câmbio automático de seis marchas que não se destaca pela rapidez, o SUV demonstra agilidade, especialmente em contextos urbanos. Entretanto, o Renegade apresenta desvantagens, como seu limitado espaço interno e um porta-malas de 320 litros, modesto se comparado aos concorrentes. Ainda assim, sua altura de 1,70 m garante um bom espaço para a cabeça dos passageiros mais altos. Quanto à eficiência no consumo de combustível, o motor turbinado mostra-se apenas moderado, com o Inmetro indicando médias de consumo que, na prática, podem ser desafiadoras de alcançar. Na condução, o Renegade oferece conforto, com um motor de operação suave e uma suspensão focada no conforto dos ocupantes, além de um sistema de suspensão traseira multilink, um diferencial em sua categoria. Em comparação com seus rivais, como o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker, o Renegade Sport pode não se destacar em potência ou espaço, mas leva vantagem pelo prestígio da marca Jeep.Finalmente, reconsiderando a pergunta inicial, a escolha pelo Jeep Renegade não é mais tão clara quanto antes. Se por um lado o veículo oferece performance e prestígio, por outro, os concorrentes ganham em espaço e conforto. Vale ponderar a decisão, principalmente com mudanças iminentes no mercado.
Ficha técnica do Jeep Renegade Sport 2024
● Preço: R$ 136.990● Motor: Diant., transv., 4 cil. em linha, 1.3, 16V, turbo, flex
● Potência: 185 cv a 5.750 rpm
● Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
● Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
● Direção: Elétrica
● Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e multilink (tras.)
● Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
● Pneus: 235/50 R19
● Tanque: 55 litros
● Porta-malas: 320 litros
● Peso: 1.468 kg
● Multimídia: 10 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay
● Comprimento: 4,27 metros
● Largura: 1,80 m
● Altura: 1,70 m
● Entre-eixos: 2,57 m Preços e versões● Turbo 270 AT6: de R$ 125.990 por R$ 118.290 (-6,1% / – R$ 7.700)
● Sport Turbo 270 AT6: de R$ 139.790 por R$ 143.990 (3% / R$ 4.200)
● Longitude Turbo 270 AT6: de R$ 156.490 para R$ 160.990 (2,9% / R$ 4.500)
● S Turbo 270 AT9 4×4 sem teto solar: de R$ 180.990 para R$ 187.990 (3,9% / R$ 7.000)
● S Turbo 270 AT9 4×4 com teto solar: de R$ 189.590 para R$ 196.990 (3,9% / R$ 7.700)
● Trailhawk Turbo 270 AT9 4×4: de R$ 180.990 para R$ 187.990 (3,9% / R$ 7.000)
Ao final, este modelo se destaca por seu desempenho robusto, um design que ressoa com a identidade da marca Jeep e um conjunto de características tecnológicas e de segurança que satisfazem as demandas contemporâneas. No entanto, ao ponderar sobre a relação custo-benefício em um cenário de concorrência acirrada e considerando as nuances de espaço e consumo, o potencial comprador deve avaliar cuidadosamente suas prioridades. O Jeep Renegade 2024, com suas virtudes e limitações, permanece uma opção relevante, simbolizando tanto status quanto aventura, mas exige uma escolha bem informada.
Comentar