Quem é que não gosta de andar naquele carro com a pintura novinha e brilhante? Os proprietários de carros usados sempre têm o sonho que ele pareça sempre como um zero quilômetro. Com a pintura e lataria sempre impecável e aquele cheirinho inconfundível. Com muito cuidado e com algumas atitudes no dia a dia, este sonho pode ser uma realidade.
Mas claro, é preciso não exagerar na dose para a paranoia da perfeição não virar prejuízo. O polimento é uma medida que pode ser tomada para realçar a pintura, mas se feito de maneira incorreta e em demasia, pode causar mais prejuízos do que realmente deixar o carro como se fosse novo.
Por isso, muitos proprietários de veículos se perguntam: quando é importante fazer o polimento? Qual tipo de polimento é mais recomendado para o meu veículo? Meu carro ficará novo depois do serviço?
Bom, para responder todos estes questionamentos tão comuns, vamos para algumas dicas que podem ajudar a perceber se a pintura do seu carro está em risco, ou até mesmo, se é hora de fazer esse tratamento para realçar a pintura e deixar o carro novamente com aquela carinha de zero quilômetro.
O que é o polimento?
O polimento é um processo bastante complexo, por isso é recomendado que se contrate um serviço profissional de qualidade para causar prejuízos. Para realizar este procedimento é necessária a utilização de lixas abrasivas em um equipamento chamado de politriz. O especialista em polimento usa esta máquina para fazer movimentos circulares na lataria do veículo.
Os movimentos chegam a passar de 2.000 rotações por minuto, fazendo com que todas as manchas e riscos da pintura desapareçam. Mas este movimento tem que ser sutil para que a tinta da pintura não seja retirada e a lataria fique com pequenos buracos de deformidades.
Para que serve o polimento?
O polimento serve para eliminar os riscos e manchas na pintura do veículo, e também, o desgaste natural da utilização. O polimento realça a cor original do carro e deixa o veículo com aspecto de carro novo, com a pintura brilhando e sem nenhuma imperfeição que tanto incomoda os proprietários.
Quando fazer o polimento?
O polimento pode ser realizado em duas situações: por questões estéticas, para manter a aparência de carro novo e retirar qualquer mancha ou arranhão que possa estar na lataria, além do desgaste natural do tempo.
Em outra situação, o polimento é a primeira ação para fazer a repintura do veículo. Quando por algum motivo o carro inteiro ou alguma peça separadamente precisa passar novamente pela pintura, todo o local deve passar por um polimento intenso, para que toda tinta original seja removida. Assim, a aplicação da nova pintura será realizada com sucesso e não sofrerá mudanças ou manchas na cor causada pelo resquício da pintura anterior.
Na sequência da nova pintura, depois que o veículo já está pronto, novamente o carro passa pelo polimento. Desta vez este serviço sutil, onde a pintura ganhará brilho e ficará com o aspecto de nova.
Vantagens do polimento:
Fazer o polimento é interessante para o veículo depois de algum tempo de uso. Quando o carro não fica guardado em local fechado, a lataria e pintura sofrem ainda mais com a ação do tempo.
Portanto, confira os benefícios de fazer um bom polimento no seu carro:
- Realçar a pintura e deixar com aspecto de nova;
- Inibir a ação do sol deixando a lataria mais protegida;
- Remover as manchas na lataria;
- Retirar riscos e sujeiras mais rígidas;
- Reduzir a oxidação e ferrugem da ação da água e chuva;
- Realçar o brilho da pintura;
- Revitalizar a pintura original, se necessidade de repintar o veículo;
Portanto, toda vez que o proprietário achar que é necessário realçar a pintura ou que os riscos e arranhões estiverem ofuscando a beleza do veículo, é hora de partir para o polimento.
Mas claro, não existem milagres, se a lataria foi perfurada, danificada ou o arranhão é mais profundo, com certeza somente o polimento não será capaz de desaparecer com o defeito. Será necessário repintar a peça e depois disso fazer um novo polimento para realçar a pintura.
Mas é importante levar em consideração que o polimento deve ser feito por um profissional. Pois dependendo do tipo de produto e da força utilizada no equipamento o carro poderá ter a lataria danificada e o serviço poderá ficar ainda mais caro para consertar, como por exemplo uma Ford Ecosport.
Fica a dica!
Não tente fazer o polimento em casa com uma cera qualquer ou então usando uma politriz. Isto poderá danificar a lataria do carro e o prejuízo vai ser muito maior que a economia que você tentou fazer. Este é um serviço bastante delicado e exige muito conhecimento do profissional.
Cuidados para não estragar a pintura:
Como nem sempre sobra dinheiro no final do mês para fazer um bom polimento no carro, é preciso estar sempre atento para evitar os desgastes na lataria e pintura, especialmente de carros como o Chevrolet Prisma, que transparece elegância após passar por um polimento. Confira três dicas para deixar a pintura do seu carro impecável:
- Lavagem
Cuidado na hora de lavar seu carro semanalmente. É preciso usar espuma que não tenha nenhum tipo de aderência e usar sabão neutro. É também recomendado que a lavagem seja feita na sombra para evitar a ação do sol com o sabão. Outra dica importante é lavar o carro de cima para baixo, ou seja, do teto para as rodas, para evitar que detritos risquem a lataria.
- Cera
Depois de lavar na sombra, não deixe que seu carro seque ao sabor do vento. Seque o veículo com um pano macio, para que a água não deixe manchas. Na sequência use cera neutra para encerar o carro. É importante que a lataria do carro não esteja quente e o produto esteja na temperatura ambiente.
- Eliminar sujeiras
Cuidado na hora de retirar qualquer coisa que venha a grudar na lataria. Se for retirar adesivos use um soprador térmico, como um secador, e remova o adesivo com uma espátula de plástico para não riscar.
Não deixe os dejetos de passarinhos ficar na lataria do carro. Assim que você perceber que foi atingido, tente lavar com água e sabão neutro. Se as fezes dos pássaros ficam por muito tempo na lataria elas não saem mais.
Que tal, gostou deste artigo sobre o polimento e dicas de como manter a lataria do seu carro sempre impecável? Então compartilhe este artigo com os seus amigos através das suas redes sociais.
Comentar