Artigos

Revisão do carro: entenda a importância e como fazer

A revisão do carro é uma das tarefas mais importantes para um motorista. Para alguns, ela é um fardo que incomoda a vida do motorista. Para outros, é essencial para manter o valor do carro.

No fundo, a revisão é uma tarefa importante para ajudar a manter o veículo em ordem, sem problemas e evitar a aparição da manutenção corretiva, que serve para consertar algum problema mecânico do carro.

Se você é do time que não entende a importância da revisão do carro ou não sabe como fazê-la, este artigo é para você. Siga lendo para saber mais.

O que é a revisão do carro?

A revisão do carro, também chamada de manutenção preventiva, é um processo que visa acompanhar o desgaste dos sistemas do veículo e identificar problemas antes que eles aconteçam, de modo a valorizar o automóvel e evitar acidentes.

Basicamente, a revisão consiste em um calendário em que o motorista deve levar o veículo em uma oficina para que cada sistema seja checado e possa identificar se é ou não necessário trocar alguma peça para evitar que o carro quebre.

Qual a importância da revisão do carro?

A revisão do carro é importante por uma série de fatores. Abaixo, você pode conferir cada um deles!

Evita problemas com o carro

Você e sua família passam semanas esperando a chance de sair de férias. Todos se arrumam, reservam um hotel, colocam as malas no carro e finalmente saem para o merecido descanso. No entanto, no meio da estrada, longe de qualquer sinal da civilização, o motor do carro falha e vocês não conseguem avançar.

Já imaginou uma situação dessas?

A manutenção preventiva serve para evitar que coisas do tipo aconteçam. Ela ajuda a controlar o desempenho das peças do carro e pode identificar algum problema antes que ele venha a se desenrolar.

No nosso exemplo, é possível que o filtro do combustível estivesse velho e já não conseguia evitar que sujeiras entrassem no motor. Por causa disso, a queima de combustível não pôde ser feita adequadamente e o motor falhou.

Além desse tipo de falha, existem muitas outras que são facilmente identificáveis em uma manutenção de rotina, como o desgaste da embreagem ou do freio, necessidade da troca de óleo, entre outras.

Com o cuidado frequente, o carro fica sempre no topo da sua forma e os problemas não surgem de repente. Aliás, é comum que as pessoas pensem que o “automóvel só dá problema quando a gente mais precisa”, mas na verdade não é bem assim. A verdade é que a gente sempre precisa muito do veículo e, por causa disso, sempre que ele dá problema é um transtorno.

Por isso, cuide bem do seu carro com a revisão e evite ser pego desprevenido em um momento importante da sua vida.

Diminui os custos com o automóvel

Vamos voltar para o nosso exemplo. Você e sua família estão no meio da estrada, prontos para sair de férias, mas com o motor do carro sem funcionar. Você liga para uma oficina mecânica e o profissional chega.

Ele analisa o caso e identifica a solução: será preciso limpar todo o motor e consertar uma peça que quebrou por causa do acúmulo de sujeira que não foi evitada pelo filtro. O custo é alto: será preciso rebocar o carro até a oficina, limpar o motor, comprar a peça nova e instalá-la, além de um novo filtro.

É muito dinheiro. No entanto, se você tivesse feito a revisão do carro algumas semanas antes, só teria gasto com o novo filtro.

Muita gente não gosta de fazer a revisão do automóvel porque “custa dinheiro”. De fato, custa. Mas é um montante muito inferior ao que gastamos quando um problema totalmente evitável acontece, já que as consequências da falta de manutenção preventiva normalmente levam a danos muito sérios na mecânica do carro.

É importante ter em mente que muito do que aprendemos sobre a “matemática dos carros” é relativamente errado. As pessoas pensam que ir na revisão custa dinheiro, mas se colocarmos na ponta do lápis, o custo é muito maior se não formos. Inclusive, falaremos da sua importância no próximo tópico![1] [2] [3] 

Valoriza o veículo para revenda

Você já pensou em vender o seu carro para uma revenda de usados? Talvez entrar em contato com uma concessionária de seminovos para negociar o seu veículo, trocá-lo por um modelo mais recente?

Para isso, é importante que o automóvel esteja em bom estado ou ele não valerá muita coisa. Muitos motoristas acreditam que a Tabela FIPE, por exemplo, é uma “obrigatoriedade” na negociação de automóveis. Não é bem assim. Ela é, de fato, um levantamento médio do valor de comercialização de cada modelo.

Nenhuma concessionária vai pagar o valor da Tabela FIPE no seu usado se ele estiver em más condições. A depreciação do carro tem tudo a ver com o estado da sua parte mecânica.

A revisão ajuda a manter esse setor em bom estado, conservando o automóvel e mantendo seu valor bem alto, para que você tenha maior poder de barganha quando negociar uma troca ou venda do seu veículo.

Além disso, o carro em bom estado de conservação vai ser vendido muito mais facilmente, agilizando sua vida. Imagine que você faz um acordo de consignação com uma concessionária: se o seu automóvel estiver com a revisão em dia, ele passará facilmente por uma Vistoria Cautelar, ganhará um selo de procedência e será vendido mais facilmente do que se estiver em mau estado.

Como fazer a revisão do automóvel?

A manutenção preventiva é mais ou menos a mesma para todo tipo de carro, mas não ocorre na mesma frequência. Isso porque cada montadora tem um sistema de engenharia, usando materiais específicos.

Existe, claro, uma média aproximada que atende quase todos os automóveis. o filtro de combustível, por exemplo,  deve ser trocado a cada 20 mil quilômetros mais ou menos.

No entanto, o recomendado é consultar o Manual do Proprietário do seu veículo e acompanhar as diretrizes estabelecidas ali pela montadora. Dessa forma, você pode fazer a manutenção no tempo certo, conservando ao máximo o seu veículo.

E aí, agora entendeu a importância da revisão do carro? Não dá para brincar com coisa séria, não é mesmo? Por essa razão, comece a adicionar a manutenção preventiva na sua vida para manter seu automóvel protegido e valorizado.

O que você achou do conteúdo? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página