Dicas

Saiba como evitar fraudes na hora de comprar um carro pela internet

Com a chegada da pandemia muitas pessoas optaram por comprar um carro pela internet. Isso se deve principalmente por causa da busca da população por segurança, tanto na hora de comprar sem precisar sair de casa, quanto na hora de evitar usar transporte público para não se expor a aglomerações, porém, quando formos realizar este tipo de compra, é necessário tomar alguns cuidados para não cair em um golpe.

O primeiro passo é pesquisar sobre o site/empresa que está disponibilizando o automóvel. O ideal é verificar se há alguma reclamação, se o CNPJ informado é verídico, a quanto tempo a companhia existe, dentre outras informações que possam te tranquilizar com relação a credibilidade do vendedor. É recomendado que o comprador sempre busque sites/ portais de confiança e com uma boa reputação.

Após essa pesquisa, é hora de escolher o carro. Neste momento é preciso prestar atenção em todas as descrições disponíveis, ver todas as fotos e comparar as informações com as imagens. Porém, também é importante solicitar um laudo de vistoria automotiva, feito por uma empresa terceirizada e idônea, que irá comprovar as condições do veículo. Esse tipo de serviço é feito por empresas especializadas, que irão analisar o carro e verificar as condições e a procedência do automóvel. Com esse laudo em mãos, o comprador saberá exatamente o que está comprando.

Porém, Beto Reis, sócio-diretor da Super Visão, maior rede de franquias de vistorias automotivas do Brasil, alerta “Em alguns estados é obrigatório o carro passar por uma vistoria para ter o Laudo de Transferência, porém esse procedimento analisa somente o número de motor e chassi (os comparando com as bases de dados oficiais), por isso é sempre bom realizar uma vistoria mais completa para se certificar da real condição do veículo”.

Vale ressaltar que há alguns tipos de vistorias disponíveis no mercado, mas quanto mais itens forem analisados, melhor e mais seguro será para o quem for investir no carro. Por isso a Super Visão, criou a Vistoria Certicar®, que é, atualmente, a mais completa do mercado. Para se ter uma ideia, durante esse serviço são analisados a integridade estrutural, a originalidade de chassi, motor e câmbio, as condições da funilaria e pintura, presença de itens acessórios, além de realizarem uma checagem do histórico do veículo e da situação documental do carro.

Com esse o laudo mais completo em mãos, o comprador consegue evitar diversos problemas, como cair em um golpe, adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas, ou com reparos estruturais significativos, que no futuro podem aumentar o risco dos ocupantes em um eventual acidente.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela empresa com dados de sistema referentes as vistorias Certicar® e Cautelar (que analisam mais itens do que a de Transferência), cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, falta de regularização, sinistros ou reparos estruturais significativos motivados por danos severos. Já 27% possuem restrições que depreciam o carro ou que podem causar transtornos para a sua regularização. Esses números reforçam a importância de fazer a vistoria antes de adquirir um automóvel.

1 – Tenha certeza das condições do veículo

Nem sempre quando compramos um carro ele é entregue da forma em que foi anunciado.

Com a vistoria veicular você terá certeza de que os itens obrigatórios e de segurança atendem a regulamentação vigente.

O laudo também garantirá que o veículo está regularizado, fazendo com que o novo dono possa circular com o carro tranquilamente. Vale reforçar que, em casos de irregularidades, o proprietário poderá ser multado ou até ter o carro apreendido.

2 – Evite fraudes: Não seja enganado ao fechar um negócio

Em casos de compra de veículos a distância, principalmente pela internet, há muitas formas de fraudes, que vão desde o carro não ser como o vendedor alega, até o carro não existir ou mesmo ser oriundo de um roubo ou furto, por exemplo. Os portais especializados possuem ações para minimizar esse risco, porém a vistoria traz mais segurança para o negócio.

Com a vistoria veicular você consegue não apenas verificar a originalidade do veículo, como também sua situação legal, garantindo que não terá surpresas ou problemas burocráticos para regularizar a documentação do veículo posteriormente.

Dentre as informações levantadas pelos vistoriadores estão: O histórico do carro, se ele sofreu algum sinistro ou roubo e se eventuais alterações realizadas no veículo foram devidamente regularizadas nos documentos.

3 – Ajude na redução de roubos e furtos de veículos

Conforme já foi dito nos dois primeiros itens, a vistoria evita diversos possíveis problemas para o comprador, porém ele não é o único que ganha com a contratação do serviço. As vistorias também inibem roubos e furtos de veículos, uma vez que conseguem identificar uma ampla gama de possíveis irregularidades. Além disso, o laudo comprova a originalidade do veículo, o que dificulta o comércio de mercadorias sem boa procedência.

4 – Valorize o carro na hora de vender

Para os vendedores o laudo de vistoria pode ser usado como um argumento de venda e até mesmo como uma garantia de que o carro é exatamente o que ele alega ser, pois o documento contém todas as informações resultantes da análise, além de registros fotográficos do automóvel.  Com isso, o veículo pode ser ainda mais valorizado na hora da revenda, uma vez que o laudo garante sua autenticidade e procedência através de uma empresa terceira, idônea e isenta do processo, comprovando a palavra do vendedor. 

5 – Realize um serviço com elevado Custo-Benefício 

Com a vistoria veicular você pode tomar a decisão de compra com base em dados confiáveis. O custo-benefício é extremamente baixo comparado ao grande benefício, já que adquirir um carro exige investimento não só financeiro, mas também, em assegurar a procedência do bem que muitas vezes será utilizado por você ou seus entes queridos. Ou seja, diante da infinidade de situações estressantes que podem ocorrer no futuro e na segurança que promove, realizar a vistoria é realmente vantajoso.

Publicidade

Curta nossa página