Mesmo que todos os tipos de pneus possuam a função de manter o contato com o solo e contribuir para a locomoção do veículo, existem diferentes tipos que devem ser utilizados de acordo com o modelo, carga que o mesmo transporta, tipo de pista, entre outros.
Desta forma, preparamos o presente artigo com dicas para que conheça melhor os diferentes tipos de pneus e saiba qual o ideal para você.
Tipos de pneus
Confira a seguir quais os tipos de pneus mais utilizados:
Pneu diagonal e radial
Esta classificação é devida à tecnologia de construção usada na fabricação do pneu. Os pneus diagonais são compostas por camadas alternadas de tecido e transversal diagonalmente dispostas no alojamento, um ângulo que é, geralmente, entre 40 e 45 graus.
A sobreposição das camadas – elas podem ir entre seis e oito para um pneu de carro para passeio e chegar até 12 em um caminhão – que vão de um lado para o outro e, portanto, estão nos flancos e na parte superior do pneu, fornece uma grande rigidez, mas seu ponto fraco é a estabilidade lateral.
Pneus de perfil baixo
O perfil de um pneu é a altura do seu flanco em milímetros. Na nomenclatura de um pneu, quando eles nos dão suas dimensões não indica a altura em si, mas a relação entre a largura e a altura.
Pneus Autoportantes
Os pneus Autoportantes são um tipo especial reforçado nas laterais, permitindo rolar no espaço livre entre 50 e 100 Km sem ar quando está em alta velocidade. Devido às suas características de construção, os flancos reforçados fazem com que o pneu autoportante não se deforme completamente quando perde pressão. Algumas marcas como a BMW as usam como padrão em alguns de seus modelos.
Pneus assimétricos e direcionais
Ao contrário de um pneu simétrico que possuem uma banda de rodagem com o mesmo perfil no interior e no exterior do pneu, eles não têm um senso específico de montagem, os pneus assimétricos têm padrões diferentes no interior e no exterior do pneu.
Pneus sem câmara
Esses pneus não precisam de uma câmara interna para fechar o ar, seu interior possui uma camada isolante de borracha especial.
Como escolher o pneu ideal para o seu carro
Um pneu deve ser capaz de se adaptar ao veículo e ao tipo de condução para a qual será necessário. Os aspectos em que um bom pneu deve se destacar são:
- Segurança: Travagem a seco, travagem em piso molhado e aderência em curva com piso molhado;
- Duração;
- Economia de combustível;
- Confiabilidade e qualidade;
- Otimização de custos;
- Barulho e conforto;
O que levar em consideração ao escolher o pneu
Tipo de condução
Esse fator é muito importante ao escolher um pneu. Se a nossa maneira de transportar o carro for mais esportiva, precisaremos de pneus com muita aderência e estabilidade.
Tipo de estrada em que dirigimos
Se a circulação do veículo é maior em rodovias, precisaremos de pneus de alto desempenho; mas, se usarmos o carro somente na cidade, devemos optar por pneus de baixa resistência ao rolamento.
Pneus de acordo com a estação
Dependendo da estação para a qual foram projetados, existem pneus de verão, pneus de inverno e os indicados para “Todas as estações” ou “condições meteorológicas”.
Um pneu de verão pode ser usado em qualquer época do ano, mas suas características de design e construção são otimizadas para melhorar a aderência, reduzir a resistência ao rolamento e permitir uma direção mais suave e precisa em períodos sem neve, por exemplo.
Os pneus de inverno têm compostos especiais para melhorar a aderência a baixas temperaturas, e uma banda de rodagem com lamelas que oferecem aderência da neve.
Contudo, o uso dos pneus depende das vias em que vamos circular com o automóvel, clima do local que moramos e tipos de veículos.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite as ofertas especiais para os clientes que possuem o Extrato da Havan e adquira o seu pneu ideal nas lojas da marca.
Comentar