Volvo

Volvo Cars lança o XC40 Recharge, seu primeiro veículo 100% elétrico, como parte da nova linha de carros eletrificados

Os futuros clientes da Volvo precisarão responder a uma pergunta fundamental: eles desejam um novo carro da marca com ou sem fio? Nesta quarta-feira (16), a fabricante sueca apresenta o XC40 Recharge, o primeiro carro totalmente elétrico da empresa e o primeiro modelo a caracterizar seu novo conceito de linha de carros eletrificados, chamado de Recharge.

Nos próximos cinco anos, a Volvo Cars lançará um carro totalmente elétrico a cada ano com o objetivo de vender globalmente, até 2025, 50% de automóveis totalmente elétricos. Os outros 50% serão de híbridos. Recharge será um nome geral para todos os modelos Volvos que tenham um motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétrico.

A partir do início de 2020, os clientes que entrarem no site da Volvo Cars serão questionados primeiro se desejam ou não um carro da linha Recharge.

“Reafirmamos o que já dissemos antes: para a Volvo Cars, o futuro é elétrico”, disse Håkan Samuelsson, CEO global da empresa. “Hoje demos um novo passo importante nessa direção com o lançamento do XC40 totalmente elétrico e da nova linha de veículos Recharge”.

O XC40 Recharge é tudo o que os clientes esperam de um Volvo, com a adição de um trem de força totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas, que oferece um alcance de mais de 400 km (WLTP) com uma única carga e potência de 408 hp. A bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

Para atender ao crescimento previsto em relação aos carros da linha Recharge, a Volvo Cars triplicará a capacidade de produção de veículos eletrificados. A empresa quer que os carros híbridos plug-in representem 20% das vendas em 2020.

Atualmente, os modelos eletrificados representam 22% no volume total de vendas no Brasil. Em 2020, a meta é de 40% de participação dentro do portfolio, não só direcionado pelo aumento de volume, mas também pelo lançamento de novas versões eletrificadas, como o XC40 Plug-in Hybrid, com chegada prevista para o primeiro trimestre do ano que vem.

Todos os modelos da Volvo incluirão uma opção da linha Recharge, desde o utilitário esportivo de entrada XC40, passando pelos carros da série 60 até o SUV de grandes proporções XC90. A Volvo Cars é a única montadora a oferecer uma variante plug-in em todos os modelos de sua linha.

O XC40 Recharge e a nova linha de carros Recharge são a prova tangível do novo plano ambicioso da empresa, também apresentado nesta quarta-feira (16), que representa ações concretas alinhadas com o acordo climático de Paris e apoia a ambição da Volvo Cars de se tornar uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.

Design e interior inteligentes

O XC40 elétrico mantém todos os recursos que tornaram o modelo um dos mais vendidos da Volvo Cars.

“Seu design arrojado é reconhecível instantaneamente e agora é ainda mais elegante e moderno na versão 100% elétrica. Sem a necessidade de uma grade, criamos uma frente ainda mais limpa e moderna, enquanto a falta do escapamento faz o mesmo na traseira”, disse Robin Page, chefe de Design da Volvo Cars.

Uma grade frontal exclusiva e coberta na cor da carroceria cria uma identidade visual distinta, possibilitada pelo fato de o carro elétrico precisar de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. A grade também compacta os sensores para a nova plataforma ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista).

Oito cores exteriores, incluindo uma nova opção metálica Sage Green, permitem que os motoristas personalizem seu XC40 elétrico, enquanto um teto preto contrastante é o padrão. Duas novas opções de roda de 19 e 20 polegadas oferecem mais oportunidades para personalização.

No interior, uma nova interface de motorista projetada especificamente para carros elétricos mantém os motoristas atualizados com informações relevantes, como carga da bateria, enquanto o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados.

O XC40 elétrico, visto pela primeira vez no 40.1 Concept de 2016, também é um exemplo de engenharia inteligente da Volvo. Com base na arquitetura modular compacta (CMA), a bateria é integrada ao piso sem afetar o espaço interior.

Isso significa que a riqueza de espaço de armazenamento adequado e funcional ao redor da cabine permanece como uma das principais atrações do XC40. Uma nova e engenhosa abordagem radical ao design de interiores fornece aos motoristas do XC40, entre outras coisas, mais espaço de armazenamento funcional nas portas e sob os assentos, um gancho dobrável para pequenas bolsas e uma lixeira removível no console do túnel.

Exclusivo do XC40 elétrico, um compartimento de carga frontal especial (ou “frunk”) localizado sob o capô, fornece cerca de 30 litros de espaço de carga extra, já que o motor elétrico ocupa menos espaço que um a combustão.

XC40 Recharge: ainda mais seguro

Com o XC40 elétrico, a Volvo Cars introduz um dos carros mais seguros do mundo na estrada.

Ao desenvolver os excelentes padrões de segurança do XC40 original, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram que reprojetar e reforçar completamente a estrutura frontal para lidar com a ausência de um motor, atender aos altos requisitos de segurança da marca e ajudar a manter os ocupantes tão seguros quanto em qualquer outro modelo.

Para ajudar a manter os passageiros seguros e a bateria intacta em caso de colisão, a Volvo Cars também desenvolveu uma estrutura de segurança nova e exclusiva para passageiros e bateria no XC40. A bateria é protegida por uma gaiola de segurança que consiste em uma estrutura de alumínio extrudado e foi incorporada no meio da estrutura da carroceria do carro, criando uma zona de deformação interna ao redor do dispositivo.

O posicionamento da bateria no piso do carro também tem o benefício de diminuir o centro de gravidade do veículo, para melhor proteção contra capotamentos.

Enquanto isso, a estrutura da carroceria não foi apenas reforçada na frente, mas também na traseira. Aqui, o trem de força elétrico foi integrado à estrutura da carroceria para obter uma melhor distribuição das forças de colisão longe da cabine e reduzir a tensão nas pessoas na cabine.

Em termos de sistemas de segurança ativos, o XC40 elétrico também introduz novas tecnologias. É o primeiro modelo da Volvo equipado com uma nova plataforma de sensores ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) com software desenvolvido pela Zenuity, joint venture da Volvo Cars e da Veoneer.

A nova plataforma ADAS é um sistema de segurança ativo moderno e escalável que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos. Ele pode ser facilmente desenvolvido ainda mais e estabelece as bases para a futura introdução da tecnologia de condução autônoma.

Novo sistema de infoentretenimento Android

A Volvo Cars repensou fundamentalmente o infoentretetimento do XC40 elétrico. Alimentado pelo Android, o novo sistema de informação e lazer oferece aos clientes personalização sem precedentes, níveis aprimorados de intuitividade e nova tecnologia e serviços incorporados do Google.

O Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema de infoentretenimento com Android, junto ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store embutidos. As duas empresas são parceiras de desenvolvimento nos últimos anos.

O novo sistema oferece integração total do Android Automotive OS, a plataforma Android de código aberto do Google, com atualizações em tempo real de serviços como Google Maps, Google Assistant e aplicativos automotivos criados pela comunidade global de desenvolvedores.

O XC40 elétrico também é o primeiro Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional na nuvem, colocando a Volvo Cars na vanguarda dos serviços conectados automotivos.

“Finalmente, estamos oferecendo aos clientes a mesma experiência em seu carro que eles têm no telefone, mas adaptada para interação segura enquanto dirige”, diz Henrik Green, diretor de Tecnologia da Volvo Cars. “E, ao apresentar atualizações sem fio para tudo, desde manutenção a recursos completamente novos, o carro pode ficar tão renovado quanto seus outros produtos digitais, sempre com os melhores e mais recentes recursos”.

Uma das melhores características do Android Automotive OS é que é um sistema operacional Android familiar para milhões de desenvolvedores, adaptado para rodar no carro. A tecnologia e os serviços criados pelos desenvolvedores do Google e da Volvo Cars estão embutidos no carro, enquanto aplicativos adicionais de música e mídia otimizados e adaptados para carros estarão disponíveis na Google Play Store.

O Google Assistant permite que os clientes realizem suas tarefas usando apenas sua voz para funções no veículo, como controlar a temperatura, definir um destino, tocar suas músicas e podcasts favoritos em aplicativos como o Spotify e manter contato, por exemplo, enviando mensagens.

Essa integração contribui para reduzir a distração do motorista, ajudando os motoristas a manter as mãos no volante e os olhos na estrada. O Google Assistent também permite que você interaja com seus dispositivos inteligentes instalados em casa com o carro.

O Google Maps poderá fornecer mapas atualizados e dados de tráfego em tempo real, mantendo os motoristas informados sobre situações próximas de trânsito e sugerindo proativamente rotas alternativas, além de sugerir a estação de carregamento mais próxima.

Esses mesmos dados ricos e atualizados do mapa serão usados para melhorar os recursos do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) do XC40, fornecendo informações importantes, como limites de velocidade e curvas na estrada para o carro.

A Volvo Cars também continua a desenvolver software e serviços conectados, usando sua força crescente de engenheiros de software e sua plataforma de serviços digitais Volvo On Call. Por exemplo, o novo sistema de infoentretenimento é totalmente integrado ao Volvo On Call, oferecendo novos recursos, como monitorar o status da bateria e os níveis de carga.

Também estão incluídos os recursos tradicionais do Volvo On Call, como pré-aquecimento do carro em um dia de inverno, encontrar seu veículo em um amplo estacionamento, fechamento e abertura remotos e compartilhamento de carros por meio de uma chave digital.

Publicidade

Curta nossa página