Com a confirmação da presença do citadino Up! e do SUV T-Cross Breeze Concept em Genebra a surgir antes da abertura do certame (ontem e hoje exclusivamente para membros de imprensa e a partir de amanhã para todo o público), a luxuosa berlina Phideon foi a grande surpresa da VW para o Salão Automóvel Helvético. Este elegante modelo com cinco metros de comprimento coloca-se na gama da marca acima do modelo Passat e chega ao mercado chinês na segunda semestre do ano, sendo fabricado nas unidades do consórcio chino-germânico SAIC-VW.
Com o modelo a assumir a responsabilidade de dar a conhecer a nova identidade visual das berlinas de topo da marca de Volfsburgo, a Volkswagen refere que o design procurar oferecer uma fusão de elegância com dinamismo e elementos de inspiração desportiva. A VW destaca na dianteira a grelha composta por quatro barras transversais cromadas, que se unem às óticas LED, com este conceito de linhas horizontais a ser também transposto para a retaguarda, através de uma estética que oferece homogeneidade na combinação entre o portão da mala e os farolins traseiros, também eles com iluminação LED. O dinamismo do modelo surge reforçado na traseira pela presença das saídas de escape cromadas, que são o elemento principal no design da secção inferior da retaguarda do Phideon (embora ainda não seja visível nas fotos reveladas).
Foi anunciado que esta berlina de luxo irá contar com o poder do motor 3.0 TSi, um V6 turbo com injeção direta que atinge os 300CV e 440Nm, enviando a potência para as quatro rodas. Também existe uma versão de entrada de gama equipada com o bloco 2.0 TSi e disponível apenas com tração dianteira, cuja potência não foi especificada, estando ainda prevista a introdução num momento posterior de um Phideon híbrido de Plug-In. Foram ainda colocadas em evidência pela marca as muitas tecnologias e assistências colocadas ao dispor do condutor, com destaque para o chassis com suspensão pneumática, tecnologia partilhada com outras marcas do grupo como a Bentley, que permite optar entre cinco modos de condução. Outra novidade é o denominado “Soft Close”, um sistema elétrico que efetua o fecho das portas com máxima suavidade.
Comentar