Artigos

7 dicas na hora de comprar uma bateria para seu carro

Apesar de sua função ser essencial, muitos motoristas só dão a devida atenção à bateria do carro quando é necessário realizar a sua troca. Nesses momentos, é importante conhecer algumas dicas na hora de comprar uma bateria para seu carro.

Atualmente, essa é uma necessidade muito maior pois, por causa da pandemia do novo coronavírus, muita gente está com os carros parados. Nesse cenário, as baterias dos automóveis acabam por sofrer mais.

Comprar e instalar uma bateria de forma inadequada pode gerar graves problemas para o seu carro, portanto decidimos fazer um pequeno guia com as melhores dicas na hora de você escolher uma bateria para o seu veículo.

7 dicas na hora de comprar uma bateria para seu carro

1. Marca da bateria

Não tem como ignorar a questão da marca da bateria. É evidente que algumas baterias possuem qualidade superior às outras. Então o primeiro passo é escolher uma marca que te agrada. Existem várias marcas no mercado que oferecem a união entre qualidade e preço justo, como a bateria Moura, por exemplo.

2. Consulte um especialista

Por mais conhecimento que você possa ter sobre carros, contar com a opinião de um especialista é fundamental na hora de escolher a bateria pro seu veículo, pois alguns modelos mais modernos possuem certas exigências que são do conhecimento de especialistas na área.

Ao não respeitar alguns procedimentos na hora da instalação, itens como injeção eletrônica ou computador de bordo podem apresentar problemas no futuro.

Isso sem falar que a má instalação pode acarretar em panes em peças importantes e até mesmo, em casos mais graves, incêndio, portanto é importante se atentar para que os pólos da bateria não sejam trocados. Imagina o prejuízo que isso pode gerar.

Essa é uma das principais dicas na hora de comprar uma bateria para seu carro especialmente porque existem certos contextos que afetam esses equipamentos. Por exemplo, existem alguns cuidados com a bateria do carro para quem vive em região de litoral, por causa da bateria. Isso é algo que um especialista pode ajudar.

Então vale a pena investir em um especialista para realizar todos os procedimentos de forma adequada. 

3. Observe a amperagem

Ao escolher uma bateria com capacidade nominal diferente da necessária para o seu carro pode acarretar em problemas elétricos ou mesmo reduzirá a vida útil do item, fazendo assim com que você precise trocar de bateria com mais frequência.

Portanto, verifique a amperagem da bateria e veja se ela é compatível com a amperagem do seu veículo.

Carros que demandam mais energia para os seus componentes vão precisar de uma bateria com maior capacidade elétrica enquanto carros que demandam menos, obviamente, vão requerer uma bateria com capacidade menor.

De acordo com o diretor de Engenharia do Grupo Moura, uma bateria com amperagem incorreta gera um baixo nível de carga, que pode resultar em descarga, sobrecarga ou até mesmo sulfatação da bateria.

4. Verifique o tamanho ideal

Observe o tamanho da bateria e sua compatibilidade com o veículo, além da posição dos pólos, pois isso garante uma instalação adequada no espaço reservado à bateria.

Perceba que existem baterias com amperagens iguais mas com tamanhos diferentes, então checar a compatibilidade da bateria com o carro evitará problemas futuros.

5. Entenda as siglas

Você consegue verificar as especificações da bateria por meio de suas siglas impressas no rótulo da mesma. Entender essas siglas facilita muito na hora de escolher a bateria ideal para o seu carro.

  • Ah – Ampère/hora – indica a capacidade de armazenamento elétrico que a bateria proporciona;
  • RC – Reserva de capacidade – determina, em minutos, o tempo que o produto totalmente carregado pode fornecer 25 ampères até uma tensão final de 10,5 Volts.
  • CA – Corrente de arranque – mede a corrente da bateria. O teste requer regulamentação, mas consta em algumas baterias aqui no Brasil.
  • CCA – Corrente de arranque a frio – informa a corrente máxima que o componente fornece durante a partida.

6. Exija o selo do Inmetro

Para garantir a qualidade da sua bateria, o selo do Inmetro é fundamental. Isso significa que ela recebeu a certificação do Instituto atestando a qualidade dos seus componentes e garantindo um bom funcionamento. Todas as baterias comercializadas no Brasil (produzidas aqui ou importadas) precisam desse selo. Se a bateria que você escolheu não tem a certificação do Inmetro, pode ter certeza que é furada. Evite a todo custo.

Marcas tradicionais como as Baterias Moura possuem o selo do Inmetro e a qualidade dos produtos é garantida.

7. Conveniência e comodidade

Algumas marcas oferecem serviços que facilitam muito a vida do consumidor, como manuais online para o momento da instalação (embora, como dissemos antes, o ideal é consultar um especialista); SAC 24 horas e até mesmo um serviço online que entrega a bateria após sua compra em até 50 minutos, onde quer que você esteja.

Como você observou nesse artigo, escolher a bateria certa na hora de sua troca é muito importante e requer um pouco de pesquisa, mas se você realizar tudo corretamente, estará garantindo maior qualidade e vida útil tanto para a bateria quanto para o seu veículo.

E você? Como fez da última vez que teve que trocar a bateria do seu carro? Comente abaixo se você chegou a fazer uma pesquisa prévia ou comprou a primeira que encontrou no mercado. E comente também o que achou deste artigo. Ele foi útil para você? Quais dicas você daria aos outros motoristas na hora de trocar a bateria dos seus carros?

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página