Artigos

Ar-condicionado automotivo: melhore o desempenho com estas dicas

Certamente, um dos recursos automotivos mais importantes atualmente é o ar-condicionado. Só que, vez ou outra, podem acontecer falhas no funcionamento do aparelho, e que são decorrentes de um mau uso ou de uma manutenção inadequada.

Em caso de mau desempenho, leve o seu automóvel em um mecânico de confiança, e se precisar comprar peças,   

Quer descobrir como melhorar o desempenho de seu ar-condicionado com dicas bem simples? Então, acompanhe a leitura.

Para melhorar o desempenho do seu ar-condicionado, siga as dicas da Rhino Auto Parts:

Ar ligado apenas após o motor ligado

Ligar o ar-condicionado antes mesmo de ligar o motor do veículo é uma prática mais comum do que se imagina. Porém, isso piora o bom funcionamento do aparelho, já que o compressor só é ligado com o motor ligado. Até porque o compressor é uma peça que consome bastante energia, e apenas a bateria do carro não seria suficiente pra ele.

Portanto, fica o conselho, principalmente para carros mais antigos: antes de ligar o ar-condicionado, ligue o motor.

Troca semestral do filtro anti-pólen

Eis aqui um tipo de peça que é essencial trocar de tempos em tempos, em especial, a cada 6 meses. Além de evitar o mau cheiro no interior do seu veículo, esse filtro garante um ótimo desempenho do aparelho de ar do seu carro.

Por isso, é imprescindível fazer a troca nesse prazo.

Ar-condicionado com janelas abertas, não dá!

Claro que essa dica parece ser óbvia demais, mas, acredite: mesmo que por poucos minutos, muitos usam o ar-condicionado do seu veículo com as janelas abertas, o que acaba prejudicando bastante o seu desempenho. Isso porque esse detalhe exigirá muito mais do motor, e consequentemente, do aparelho de ar. Afinal, a constante troca com o calor externo não permitirá que o ambiente do carro fique resfriado o suficiente.

Se o local onde você estacionar tiver uma incidência muito alta de luz solar, no entanto, o recomendável é deixar as janelas abertas, e ligar a ventilação por um curto espaço de tempo. E, aí sim, depois, fechar as janelas e ligar o aparelho de ar-condicionado. O seu veículo não se esforçará tanto, e você ainda economiza em combustível.

Em rodovias, o ar-condicionado é a melhor pedida

Por mais estranho que possa parecer, mas quando se está em alta velocidade, normalmente acima dos 60 km/h, a aerodinâmica do veículo é prejudicada com as janelas abertas, exigindo uma força bem maior do motor. No entanto, com as janelas fechadas, e o ar-condicionado ligado, o combustível é economizado, e o desempenho desse aparelho fica estável.

Ou seja, sabe que vai precisar dirigir a uma velocidade um pouco alta? O ar-condicionado ajuda.

Potência máxima para evitar o ressecamento do ar

Quando o tempo está demasiadamente quente, é comum que o ar fique ressecado. Para evitar isso, o ideal é ligar o aparelho de ar-condicionado na potência máxima, e diminuir a força do ar com o tempo, gradativamente.

É indicado também abrir um pouco (um pouco mesmo) os vidros do carro, e depois fechá-los de novo, para que a circulação do ar fique a mais adequada possível.

Não se preocupe; o gotejamento do ar é normal

Logo que o ar-condicionado é ligado, é muito comum que haja uma espécie de gotejamento embaixo do carro, e isso é a prova de que o aparelho está funcionando bem, pois está expulsando toda e qualquer umidade acumulada de dentro do veículo.

Sabe aquela pequena mangueira que fica gotejamento dos aparelhos de ar-condicionado das casas? É exatamente esse o mecanismo. Preocupe-se, isso sim, caso não esteja acontecendo esse gotejamento após ligar o seu aparelho automotivo.

Última dica: prefira que o ar-condicionado venha de fábrica

Claro, esta dica aqui vale mais para quem ainda vai comprar um carro, ou apenas trocá-lo, mas é sempre bom salientar essa questão, principalmente quando os modelos forem 1.0. Assim, evita-se a instalação posterior de aparelhos em oficinas que talvez não usem o compressor correto para aquele tipo de ar, fazendo o seu funcionamento ficar comprometido com isso.

Afinal, com um compressor que não seja adequado, não somente o ar-condicionado, como também o carro perde potência. Fique bastante atento a isso.

Esperamos que essas orientações tenham sido úteis pra você. E caso precise comprar peças para a manutenção do seu ar-condicionado, pesquise sempre na Rhino Auto Parts.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página