Dicas

Como cuidar do carro no inverno

Car wash detailing station

Os veículos são bens de alto valor agregado. E, no que se tange às suas manutenções, os valores também podem ser altos, de acordo com o dano que o veículo sofreu e reparos que serão necessários. Por isso, é muito importante cuidar dos carros, para que eles estejam sempre em boas condições.

Estas manutenções são necessárias até mesmo para o veículo ser vendido, posteriormente, por um bom valor. Logicamente, ninguém deseja adquirir um carro em más condições.

No inverno, quando as temperaturas baixam, é especialmente necessário ter atenção ao carro, para que ele não sofra danos que podem ser muito custosos.

Principalmente em locais mais frios, em que o inverno é muito rigoroso, diversas peças e componentes do veículo podem ser afetados. E, da mesma forma em que nos sentimos desestimulados, durante o inverno, os veículos também podem estar na mesma situação.

Assim, se não houver cuidado durante esta época, os carros podem sofrer danos irreversíveis e precisarem de reparos de emergência, deixando-o na mão.

Mas, para auxiliá-lo, iremos dar algumas dicas abaixos sobre como cuidar do seu carro no inverno. Assim, terá certeza que, quando esta época passar, o seu veículo estará igualmente funcional e excelente. Confira.

Dicas de manutenção de carros durante o inverno

Durante todo o ano, é necessário termos cuidado com os veículos, para que eles estejam sempre em bom estado de funcionamento.

Entretanto, no inverno, estes cuidados devem ser redobrados, visto que o frio e o tempo mais seco afeta diversos componentes do veículo. Por exemplo, a bateria, óleo, mangueiras, dentre outros. Assim, confira abaixo algumas dicas de manutenção para que os carros, mesmo durante no inverno, estejam sempre excelentes e prontos para lhe atender.

Luzes

Durante o inverno, em que a visibilidade em muitas cidades é afetada, é imprescindível que a lâmpada de led automotiva estejam em pleno funcionamento.

Por isso verifique as luzes traseiras, de sinalização, freio e os faróis. Isto irá evitar que ocorram acidentes, principalmente em estradas mais movimentadas.

Bateria

A bateria do carro é um dos elementos mais custosos, caso tenha que ser trocada. Por isto, fique atento a ela durante o inverno.

Nesta época, o óleo torna-se mais espesso, e as reações químicas necessárias para o veículo funcionar demoram mais tempo, o que pode prejudicar a bateria.

Assim, como esta peça tende a funcionar com mais afinco no inverno, evite prejudicá-la ainda mais, deixando som e luz ligados enquanto o veículo estiver desligado.

Mangueiras

No frio, as mangueiras do motor podem ressecar e ter fissuras, o que é extremamente prejudicial ao veículo e pode ocasionar danos custosos. Por isso, certifique-se de que as mangueiras estão em bom estado, e as troque caso seja necessário. Uma boa dica é lubrificá-las externamente, para que o ressecamento não seja tão severo.

Parabrisas

Como o parabrisa está na parte externa do veículo, ele será muito afetado pelo frio. As borrachas, provavelmente, irão ressecar. E, além de não limparem o vidro corretamente, elas podem riscá-lo. Porém, isto pode ser evitado.

Troque as palhetas de três a quatro meses, e com mais frequência caso more em um local muito frio. E, durante o inverno, pode ser uma boa opção mantê-la lubrificadas e hidratadas, para que as borrachas não ressequem tão facilmente.

Vela de ignição

Durante o inverno, muitos motoristas podem passar pela situação desconfortável de tentarem ligar o carro, mas o veículo não colaborar.

A falha na produção da faísca elétrica pode ocorrer em qualquer época do ano, mas no inverno, isto é ainda mais comum, visto que o propulsor irá enfrentar certas dificuldades. E, isto é especialmente comum nas velas de ignição com mais de 10 mil quilômetros rodados.

Desta forma, para evitar que isto aconteça, troque as velas logo antes do inverno começar.

E, se o veículo não ligar logo na primeira tentativa, pare e espere cerca de 30 segundos para tentar novamente. Isto irá evitar que as velas de ignição fiquem encharcadas.

Ainda, antes de efetivamente acelerar e colocar o carro em movimento, aguarde dois minutos. Assim, o óleo do cárter terá a oportunidade de ir para a parte superior do bloco e lubrificar perfeitamente o motor, evitando que o veículo morra.

Aquecedor

Se o veículo possui aquecedor, limpe-o e faça a manutenção antes do inverno começar, pois ele provavelmente será usado.

Durante o ano em que este componente está fora de uso, partículas de sujeira e poeira se acumulam nas pás e nos filtros. E, caso a limpeza não seja feita, quando o aquecedor for ligado, tudo irá se espalhar pelo veículo.

Seguindo todas estas dicas, sem dúvidas o veículo ficará bem conservado durante o inverno e não deixará o motorista na mão, o que é ainda mais incômodo durante esta época do ano.

É preciso mencionar que, especialmente em locais onde o inverno é mais rigoroso, este cuidado deve ser redobrado.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página