Os veículos são bens de alto valor agregado. E, no que se tange às suas manutenções, os valores também podem ser altos, de acordo com o dano que o veículo sofreu e reparos que serão necessários. Por isso, é muito importante cuidar dos carros, para que eles estejam sempre em boas condições.
Estas manutenções são necessárias até mesmo para o veículo ser vendido, posteriormente, por um bom valor. Logicamente, ninguém deseja adquirir um carro em más condições.
No inverno, quando as temperaturas baixam, é especialmente necessário ter atenção ao carro, para que ele não sofra danos que podem ser muito custosos.
Principalmente em locais mais frios, em que o inverno é muito rigoroso, diversas peças e componentes do veículo podem ser afetados. E, da mesma forma em que nos sentimos desestimulados, durante o inverno, os veículos também podem estar na mesma situação.
Assim, se não houver cuidado durante esta época, os carros podem sofrer danos irreversíveis e precisarem de reparos de emergência, deixando-o na mão.
Mas, para auxiliá-lo, iremos dar algumas dicas abaixos sobre como cuidar do seu carro no inverno. Assim, terá certeza que, quando esta época passar, o seu veículo estará igualmente funcional e excelente. Confira.
Dicas de manutenção de carros durante o inverno
Durante todo o ano, é necessário termos cuidado com os veículos, para que eles estejam sempre em bom estado de funcionamento.
Entretanto, no inverno, estes cuidados devem ser redobrados, visto que o frio e o tempo mais seco afeta diversos componentes do veículo. Por exemplo, a bateria, óleo, mangueiras, dentre outros. Assim, confira abaixo algumas dicas de manutenção para que os carros, mesmo durante no inverno, estejam sempre excelentes e prontos para lhe atender.
Luzes
Durante o inverno, em que a visibilidade em muitas cidades é afetada, é imprescindível que a lâmpada de led automotiva estejam em pleno funcionamento.
Por isso verifique as luzes traseiras, de sinalização, freio e os faróis. Isto irá evitar que ocorram acidentes, principalmente em estradas mais movimentadas.
Bateria
A bateria do carro é um dos elementos mais custosos, caso tenha que ser trocada. Por isto, fique atento a ela durante o inverno.
Nesta época, o óleo torna-se mais espesso, e as reações químicas necessárias para o veículo funcionar demoram mais tempo, o que pode prejudicar a bateria.
Assim, como esta peça tende a funcionar com mais afinco no inverno, evite prejudicá-la ainda mais, deixando som e luz ligados enquanto o veículo estiver desligado.
Mangueiras
No frio, as mangueiras do motor podem ressecar e ter fissuras, o que é extremamente prejudicial ao veículo e pode ocasionar danos custosos. Por isso, certifique-se de que as mangueiras estão em bom estado, e as troque caso seja necessário. Uma boa dica é lubrificá-las externamente, para que o ressecamento não seja tão severo.
Parabrisas
Como o parabrisa está na parte externa do veículo, ele será muito afetado pelo frio. As borrachas, provavelmente, irão ressecar. E, além de não limparem o vidro corretamente, elas podem riscá-lo. Porém, isto pode ser evitado.
Troque as palhetas de três a quatro meses, e com mais frequência caso more em um local muito frio. E, durante o inverno, pode ser uma boa opção mantê-la lubrificadas e hidratadas, para que as borrachas não ressequem tão facilmente.
Vela de ignição
Durante o inverno, muitos motoristas podem passar pela situação desconfortável de tentarem ligar o carro, mas o veículo não colaborar.
A falha na produção da faísca elétrica pode ocorrer em qualquer época do ano, mas no inverno, isto é ainda mais comum, visto que o propulsor irá enfrentar certas dificuldades. E, isto é especialmente comum nas velas de ignição com mais de 10 mil quilômetros rodados.
Desta forma, para evitar que isto aconteça, troque as velas logo antes do inverno começar.
E, se o veículo não ligar logo na primeira tentativa, pare e espere cerca de 30 segundos para tentar novamente. Isto irá evitar que as velas de ignição fiquem encharcadas.
Ainda, antes de efetivamente acelerar e colocar o carro em movimento, aguarde dois minutos. Assim, o óleo do cárter terá a oportunidade de ir para a parte superior do bloco e lubrificar perfeitamente o motor, evitando que o veículo morra.
Aquecedor
Se o veículo possui aquecedor, limpe-o e faça a manutenção antes do inverno começar, pois ele provavelmente será usado.
Durante o ano em que este componente está fora de uso, partículas de sujeira e poeira se acumulam nas pás e nos filtros. E, caso a limpeza não seja feita, quando o aquecedor for ligado, tudo irá se espalhar pelo veículo.
Seguindo todas estas dicas, sem dúvidas o veículo ficará bem conservado durante o inverno e não deixará o motorista na mão, o que é ainda mais incômodo durante esta época do ano.
É preciso mencionar que, especialmente em locais onde o inverno é mais rigoroso, este cuidado deve ser redobrado.
Comentar