Dicas

Computador de bordo: saiba tudo pra que serve, como usar

Existem inúmeros opcionais que você pode instalar em um carro. Um deles é o computador de bordo. Na verdade, muitos automóveis vem com ele de fábrica atualmente.

Atualmente, mesmo veículos como o Chevrolet Onix (o mais vendido do país) e o HB20 já oferecem o computador de bordo como um item de série dependendo da versão. Em outros modelos, até mesmo versões de entrada já contam com o acessório.

Mas será que vale a pena ter um computador de bordo no carro? Ele é um item interessante ou um penduricalho sem muito sentido? Confira abaixo um artigo para entender melhor sobre ele!

Afinal, o que é um computador de bordo?

Como o nome já indica, um computador de bordo é um equipamento capaz de computar dados importantes para o funcionamento do automóvel. Ele atua, de certa forma, como um copiloto para o motorista. No entanto, ele é um copiloto muito mais capaz do que qualquer humano, uma vez que tem acesso a dados que nenhuma pessoa conseguiria ter.

Por estar conectado com os sistemas eletrônicos do carro, o computador tem acesso a dados sensíveis de praticamente todos os sistemas do veículo. Com isso, ele pode mostrar essas informações em tempo real para o usuário, além de permitir a instalação de aplicativos de desenvolvedores para poder melhorar ainda mais a sua experiência.

Quais são as funções de um computador de bordo?

Um computador em um carro tem diversas funções diferentes e pode ser tão útil quanto a capacidade do seu motorista. Na verdade, todos os sistemas eletrônicos do carro podem ser monitorados pelo sistema, o que o torna um informante de primeira linha.

Com um bom sistema operacional instalado, o computador pode usar aplicativos como o Waze (quando se oferece essa integração) ou outros GPS para poder oferecer as direções.

Além disso, o computador pode funcionar como um multimídia, executando faixas de áudio, rádio e outros recursos de entretenimento dentro do carro.

Em relação a informações, o computador de bordo é capaz de oferecer relatórios em tempo real de várias partes do veículo. Os mais importantes são os relatórios de consumo de gasolina.

Basicamente, o computador consegue calcular o consumo médio de um carro e o consumo atual. Com base nisso, é possível se programar adequadamente para não ficar sem gasolina, além de identificar alguns problemas.

Por exemplo, suponha que o seu automóvel faz, em média, 8 quilômetros por litro. No entanto, nos últimos 3 dias, você nota que o carro tem feito apenas 6 quilômetros por litro.

Isso é sinal de que há algo errado com o veículo. Pode ser que o pneu esteja descalibrado e, portanto, exigindo mais força do motor, mas pode ser outro problema mais sério.

Por isso, valeria a pena ir até o mecânico para checar a informação. Além disso, o relatório ajuda a entender quando você precisará fazer o seu próximo abastecimento com base no seu uso médio.

Outro relatório interessante que o computador de bordo oferece é o de autonomia. Ele ajuda a mostrar quantos quilômetros o seu veículo pode rodar com a quantidade de gasolina no tanque no momento. É uma informação complementar ao dado anterior.

Vale a pena ter um computador no seu carro?

Considerando todas as muitas funções (é importante lembrar que é possível baixar aplicativos para o seu computador, como o de manutenção preditiva, por exemplo), é fato que o computador de bordo é um item de valor para o veículo.

Muitos motoristas não estão acostumados a usá-lo e, por isso, não enxergam o mérito no item. No entanto, ele ajuda bastante na experiência de condução.

Dito isso, um dos grandes impeditivos para usar um computador do tipo é que ele está presente nas versões mais caras dos modelos de automóveis atuais. Mesmo nos carros em que ele está na versão de entrada, o preço costuma ser um impeditivo.

Por isso, a melhor maneira de usufruir de um computador de bordo no momento é com um carro usado ou seminovo. Isso porque eles são bem mais baratos do que carros 0km e, assim, permitem que o usuário possa se dar ao luxo de comprar as versões com mais recursos.

Caso você tenha o interesse, nós recomendamos a busca de carros usados em Karvi. Essa plataforma, desenvolvida originalmente na Argentina, é focada em unir consumidores e concessionárias de modo a gerar negócios melhores para todos.

Basicamente, para usá-la, basta escolher o modelo que você quer comprar e deixar que o sistema procure pelas melhores opções de negócios nas mais de 900 concessionárias cadastradas.

A partir disso, o usuário poderá analisar as opções e então fechar negócio com a concessionária que é mais vantajosa para ele, podendo obter um desconto de até 35% quando comparado com o preço de mercado.

E aí, se interessou pela ideia? Então comece a pesquisar por modelos com computador de bordo para o seu novo veículo! Aliás, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o acessório!

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página