Artigos

Como validar sua CNH Digital

Como validar sua CNH Digital

Agora o processo para realizar a validação da Carteira Nacional de Habilitação Digital está mais simplificado, aprenda como autenticar seu documento e aproveite os benefícios.

O documento eletrônico possuí o mesmo valor jurídico do que o documento físico, anteriormente para realizar a validação da CNH era necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) junto com o certificado digital, esse processo era mais demorado e burocrático.

Através de uma facilidade lançada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro, nos dias atuais não é necessário o comparecimento ao Detran e o uso do certificado digital, para aprender como validar seu documento de maneira simples e rápida, continue lendo.

Validando a Carteira Nacional de Habilitação Digital

Nos dias atuais para realizar a validação de sua Carteira Nacional de Habilitação é simples, mas para que isso seja possível apenas documentos emitidos após maio de 2017 podem ser validados digitalmente.

A partir de maio de 2017 toda Carteira Nacional de Habilitação possuí um QR Code, semelhante a um código de barras que pode ser lido por qualquer Smartphone, através desse código é possível obter informações sobre da CNH Digital do usuário.

Caso seu documento tenha sido impresso antes de maio de 2017 e você desejar ter seu documento digital, você poderá solicitar uma segunda via que terá o QR Code impresso, siga o passo a passo para validar CNH Digital.

Como Validar CNH Digital

Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito da empresa Serpro, está disponível na Google Play para usuários de Android e na App Store para usuários de iPhone.

Ao acessar o aplicativo siga o passo a passo para realizar a validação de seu documento:

Na primeira página “Entrar” estará escrito a seguinte mensagem: Agora o acesso á Carteira Digital de Trânsito CDT é feito por meio do GOV.BR, serviço único de autenticação do cidadão para acesso ás soluções do Governo. se você já possuía uma conta na CDT e nunca acessou o GOV.BR, deverá usar os mesmos dados CPF e senha da CDT para logar no GOV.BR e continuar acessando seus documentos digitais normalmente.

  1. Abaixo basta acessar a opção em verde “Entrar com GOV.BR”.
  2. Você será redirecionado para o site do GOV.BR, digite seu CPF para prosseguir, digite seus dados e crie sua conta normalmente.
  3. Ao criar sua conta você será redirecionado novamente para o aplicativo, vá até a opção “+” “Adicione sua carteira de motorista ou seu documento do veículo”.
  4. Será exibido duas opções em sua tela, a primeira é a CNH Digital, toque para adicionar sua carteira de motorista digital.
  5. A segunda opção é CRLV Digital, toque para adicionar o documento do veículo digital.

Acesse a primeira opção para adicionar sua Carteira Nacional de Habilitação Digital, o aplicativo irá solicitar a leitura do QR Code de seu documento, faça a leitura conforme as instruções.

Após a leitura do QR Code você deverá realizar a prova de vida, o aplicativo irá reconhecer o rosto do usuário na CNH e irá solicitar um teste onde você deverá realizar alguns movimentos com o rosto, piscar os olhos, e outros procedimentos para confirmar sua identidade.

Confirme a validação e adicione seu número de celular, após isso será disponibilizado o documento digital em seu celular, mas para finalizar o processo você deverá uma chave de acesso de 4 dígitos (senha) que deverá ser digitada toda vez em que o documento digital for usado.

Pronto, você poderá acessar seu documento estando conectado ou não á internet.

Conclusão

Como visto acima é muito simples o processo de validação da Carteira Nacional de Habilitação Digital, basta seguir o passo a passo e ler atentamente as instruções do aplicativo que você irá conseguir realizar a validação.

Para pessoas que desejam a segunda via do documento para conseguir seu QR Code, basta ir até o Poupa Tempo de sua cidade e realizar o pedido, demora em média de 7 a 10 dias e o preço está em torno de R$ 50,00 podendo variar de cidade para cidade.

Apesar de existir a facilidade de existir um documento digital recomendamos que ao dirigir um carro você ande com o documento físico para evitar qualquer tipo de problema, existe a possibilidade de você estar sem bateria no celular ou até mesmo esquecer o celular, dessa forma você poderá apresentar o documento físico em um comando por exemplo.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página