Artigos

Dicas para comprar um bom carro usado

Foto: Shutterstock

Comprar um bom carro usado não é uma tarefa muito fácil diante da grande gama de opções de marcas e modelos que estão disponíveis no mercado. Por mais que todos os cuidados durante a compra sejam tomados, é sempre um risco investir em um veículo que já foi usado por outra pessoa.

Quando falamos do mercado automotivo, comprar carros usados pode ser mais vantagem do que um zero quilômetro, mas é preciso ficar atento a forma como o negócio será realizado. Se for comprar o carro à vista, uma boa negociação pode render um ótimo negócio. Se for comprar o carro através de financiamentos, essa é uma armadilha em que os carros seminovos, por exemplo, podem ficar mais caros que os novos.

Mas a saída mais interessante está na pesquisa dos carros mais vendidos, na opinião dos consumidores das marcas, na simulação dos financiamentos, e de buscar por marcas e modelos que mais estejam relacionadas com os seus desejos de compra. Não adianta procurar por um fusca se você precisa de um carro para cinco pessoas, este veículo pode ter um preço bom, mas não atende as suas expectativas.

Cuidados na escolha do carro usado

Os cuidados na hora de comprar um carro usado vão do estado de conservação até a valorização de revenda. É importante buscar informações com outros consumidores sobre as qualidade e defeitos das marcas que mais lhe agradam, e assim, eliminar aqueles que estão apresentando mais problemas no mercado.

Escolher um carro somente porque está com uma ótima lataria pode ser um risco na parte mecânica e vice-versa. Ao comprar um carro usado é preciso cuidado para verificar as condições do motor, das peças e se as manutenções necessárias estão sendo realizadas, assim diminui as chances de o carro apresentar problemas em um curto prazo.

Antes de fechar qualquer negócio é importante verificar a parte de documentação do veículo. Carros com pendências, que foram sinistrados ou de leilão costumam ter um valor muito abaixo do preço praticado no mercado, e se essa não for a intenção na hora da compra, pode ser um grande prejuízo futuro.

O estado de conservação geral do carro deve ser bom, e deve ter seu ano de fabricação levado em consideração nessa análise. Lojas que não oferecem garantias dos veículos vendidos também não são recomendadas, perdem a credibilidade na negociação, já que o risco de panes mecânicas e elétricas é mais evidente em carros usados.

 

Quais as marcas de usados mais vendidos

Existem diversas marcas e modelos à venda no mercado. O mercado de carros usados em Curitiba está bem aquecido e as opções são inúmeras em diversas faixas de preço, motorização e opcionais de série. Os dez carros mais vendidos na capital são de marcas nacionais e importadas, mas que estão mantendo uma briga acirrada no mercado.

Por muitos anos o Volkswagen Gol segue na lista dos carros populares mais vendidos no Brasil. A marca se consolidou como uma tradição de qualidade e preço baixo na manutenção, e ainda um carro de fácil revenda. Da Fiat, seguem na lista o Uno e o Palio, que são o segundo e terceiro mais comercializados entre os carros usados. O Chevrolet Celta, que já saiu de linha, também se mantém entre os usados mais vendidos.

O Chevrolet Corsa e o Ford Fiesta ficam também com uma parte dos usados. Entre os brasileiros populares também está o Toyota Corolla, o sedã japonês, que é considerado um carro muito econômico, e vende muito bem no Brasil. Para fechar a lista dos usados também são bons de venda o Fiat Siena, o Volkswagen Fox e o Chevrolet Classic.

A lista das marcas e modelos mais vendidos de carro usado não refletem os carros que perdem menos valor com o passar dos anos. Estes carros seguem a tradição de uma grande procura nas lojas, por isso tem fácil comercialização. Alguns deles já saíram de linha, e tendem a deixar a lista nos próximos meses, porque diminuem sua demanda no mercado.

Antes de comprar um carro usado faça um test drive

A dica mais importante para quem busca por um carro usado é fazer um test drive. Este quesito pode não garantir a melhor compra, mas pode mostrar alguns desgastes que o carro poderá apresentar com a utilização. O torque do motor que apresentado ao cliente pelo vendedor só pode ser mensurado durante o test drive.

Ao dirigir o carro que o cliente passa a entender se o carro tem uma boa retomada de aceleração, se o sistema de frenagem é bom, se existem barulhos internos, se os pneus são bons, se o carro apresenta problemas de direção. Se o tamanho e as medidas do carro se enquadram naquilo que o cliente busca.

Testar o veículo é a forma mais importante de se deparar com a realidade que irá encontrar dentro do carro durante o uso. É um fator importante na decisão de compra por parte do cliente. E caso, alguma dúvida ainda reste após o test drive, alugar um carro da mesma marca e modelo da qual pretende-se comprar é uma saída interessante para ver se adapta ao veículo.

Pesquise sobre a marca e o modelo

Pesquisar sobre os carros é o primeiro passo para fazer uma boa compra de carros, sejam eles novos ou usados. Decidir por um carro não pode significar comprar um grande problema. Então acompanhar os testes realizados com as marcas e modelos, que apontam para conforto, segurança e tecnologia, é uma maneira de comprar um bom carro.

Segundo pesquisas, o Volkswagen UP! está entre os carros de reparo mais barato e com a maior rapidez. Na lista seguem o Citröen C3, Peugeot 208, o Volkswagen Fox, Toyota Etios, o Novo Gol, o Chevrolet Onix, o Celta e o Ford New Fiesta. Isto aponta que estes veículos têm mais reposição de peças e que tem menor custo de manutenção em caso de batidas.

Fazer pesquisas dos carros que mais lhe agradam antes de fazer uma compra é um fator importante na hora de adquirir o seu carro usado. Saber se a manutenção, a reposição de peças e o preço de revenda são bons ajudam na hora da decisão. Comprar um carro usado tende a ser uma boa opção, desde que todos os fatores sejam levados em consideração para a compra não se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página