Artigos

Qual a diferença entre câmbio automático e automático sequencial?

diferença entre câmbio automático e automático sequencial

As comodidades que podem ser obtidas nos veículos atualmente são as mais variadas possíveis e uma das mais comuns se refere à possibilidade de escolher o tipo de câmbio que será usado durante a condução de seu automóvel.

Esta alternativa que disponibiliza câmbio do tipo manual ou automático agrada a uma quantidade cada vez maior de pessoas que preferem a tranquilidade de não precisar se preocupar com mudanças de marcha durante a condução do seu carro.

Com relação a este aspecto da direção de um veículo, os carros em suas versões mais modernas apresentam modalidades diferentes de câmbio que podem ser escolhidas levando, em muitos casos, à dúvida sobre qual a diferença entre câmbio automático e automático sequencial.

Entenda melhor a diferença entre câmbio automático e automático diferencial

Para iniciar as considerações sobre o tema deste artigo é importante saber que o câmbio automático, de maneira conceitual, é um sistema presente em diversos modelos de veículos que realiza independentemente a mudança de marchas durante o uso de um veículo.

Já o chamado câmbio sequencial também é automático, ou seja, vai ser realizado pelo sistema de transmissão do próprio veículo sem interferência de seu condutor. A grande diferença deste tipo para o primeiro é que ocorre a possibilidade de tornar o câmbio automático em manual que será então controlado pelo seu motorista.

Caso ocorra esta mudança, a troca de marchas nesta modalidade de câmbio pode ser feita apenas de forma sequencial, ou seja, uma depois da outra sem a chance de sair da primeira marcha e ir para a terceira, por exemplo.

Assim, ao se perguntar qual a diferença entre câmbio automático e automático sequencial a resposta é simplesmente que no segundo caso é possível escolher a mudança de marcha de forma manual a qual não está disponível no modelo apenas automático.

Simples, não é? Então veja qual é a sua modalidade favorita e aproveite a experiência diária em seu automóvel!

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página