Dicas

Como escolher a oficina mecânica ideal para o seu carro?

Escolher a oficina certa para levar o seu veículo pode ser uma tarefa bem ingrata, pois, de um modo geral, não é tão fácil assim encontrar um estabelecimento que supra todas as suas necessidades. Portanto, é preciso saber quais são os principais parâmetros que fazem uma oficina mecânica ser um estabelecimento minimamente adequado.

Abaixo, siga as dicas fornecidas pela loja virtual Rhino Auto Parts, especializada em autopeças.

Pesquisar para escolher

Conhecimento é tudo. Na hora de escolher qual a melhor oficina mecânica para o seu carro, saber certas informações dela com antecedência, ajuda bastante. Pra isso, você pode pesquisar se ela possui site, perfis em redes sociais, além (é claro) do que as pessoas falam dela em sites como o Reclame Aqui.

Nessa pesquisa, é importante que você verifique se ela tem ou não CNPJ, pois, em caso de não ter, é muito provável que seja uma oficina clandestina. É fundamental também que ela faça a emissão da nota fiscal e que esteja com toda a sua documentação em dia. Além disso, precisa ter, especificamente, duas coisas: um responsável técnico e um seguro empresarial.

Porém, vai chegar o momento em que você vai precisar ver para crer. Então, ao chegar em uma oficina mecânica, você deve observar certos pontos fundamentais para garantir que aquele ali é o melhor lugar.

Bom atendimento

Além das informações preliminares que podem ser colhidas na Internet, é imprescindível fazer uma “avaliação de campo” para ver se o local tem as condições mínimas para uma oficina. O primeiro contato já dá algumas pistas a respeito disso. Ter um recepcionista para receber as ligações dos clientes é o ideal. Também é preciso que haja duas recepções distintas, uma para veículos, e outra para pessoas.

Funcionários prestativos

Depois de observar bem a recepção, chegou a hora de prestar atenção aos funcionários de uma maneira geral. Além de uniformizados, eles precisam ser educados e atenciosos. Só que a primeira impressão pode enganar, então, o mais recomendável é conversar depois com um atendente ou mecânico para ver ser a boa impressão inicial fica ou não. É bem fácil de identificar: se o mecânico não for claro, nem objetivo na conversa, isso pode gerar problemas.

Descrição detalhada dos serviços

Uma dica importante é você pedir o orçamento do serviço. Até porque, oficinas mecânicas com boas práticas fazem um checklist completo, descrevendo de maneira bem detalhada o estado em que o veículo chegou na oficina. Mas, o que deve constar nesse orçamento? Simples: a descrição exata do serviço que precisa ser realizado no carro, contendo o preço da mão de obra e as peças que, porventura, precisem ser trocadas.

Ambiente minimamente adequado

Obviamente que as oficinas não precisam ser extremamente limpas (algo impossível graças ao tipo de trabalho feito ali), mas, também não podem ser muito sujas. Um ambiente limpo é bom sinal de que todos ali cuidarão bem do seu carro. Se a oficina for realmente adequada, o mecânico, antes de levar o carro para dentro, irá usar capas para proteger os bancos, o volante, as alavancas de câmbio e de freio de mão de resquícios de graxa. Protetores para não riscarem o para-lamas também são indicado.

Processos específicos feitos de maneira correta

Caso você precise de serviços de funilaria, por exemplo, o ideal são oficinas que não usem água no processo de lixamento da chapa, pois essa prática pode provocar ferrugem algum tempo depois. De resto, é bom verificar se a oficina em questão possui aparelhagem moderna para detecção de falhas na parte eletrônica, especialmente se o seu carro tiver muitos módulos.

Ok, mas, se for um caso de emergência?

Se o seu carro der algum problema longe de sua casa, primeiro consulte o seguro do seu carro, que poderá enviar um mecânico ou um reboque.

Se o seu carro não for assegurado, através do seu smartphone, pesquise nas redondezas alguma oficina que esteja devidamente registrada com CNPJ.

Caso tenha um posto de gasolina nas proximidades, você também pode pedir informações, que eles irão lhe orientar de alguma forma.

Tendo um mecânico de confiança, é só ligar pra ele pedindo um suporte. Até mesmo o motorista do reboque pode lhe dar informações sobre a melhor oficina para levar o seu veículo. E lembre-se, precisando de peças automotivas, pesquise primeiro na Rhino Auto Parts.

Sobre o autor

Magazine Automotiva

Magazine Automotiva

Comentários no Facebook

Publicidade

Curta nossa página