Vender ou comprar um carro é sempre um desafio até mesmo para os mais experientes. No caso do vendedor, é preciso ficar atento para corrigir os principais pontos que podem desvalorizar o veículo durante uma avaliação. Por outro lado, o comprador também precisa ficar atento com vários detalhes para não acabar comprando um automóvel com problemas.
De acordo com Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, uma boa avaliação deve ser dividida em quatro categorias: estrutura, acabamento, funcionalidades e mecânica. “Quando se decide comprar um carro usado é muito importante encontrar um profissional especializado que consiga avaliar rigorosamente cada um desses pontos”, explica Cafici.
Porém, o executivo orienta que existem alguns itens que podem ser analisados pelo comprador logo no primeiro contato com o veículo, são eles:
- Faróis (alto e baixo), luzes piloto, luz de placa;
- Lanternas (de freio e posição), luz de ré e acionamento (das setas e intermitente de emergência);
- Espelhos retrovisores;
- Alinhamento dos pneus e direção;
- Funcionamento do velocímetro e de todo o painel;
- Limpadores de para-brisa;
- Buzina;
- Barulhos diferentes ou estalos no motor, suspensão e carroceria;
- triângulo, extintor de incêndio (se está dentro da validade) e estado dos pneus (assim como estepe e ferramentas para substituição do mesmo);
- Cintos de segurança;
- Integridade dos para-choques dianteiro e traseiro;
- Funcionamento do freio de estacionamento (freio de mão);
- Placa: deve estar com o lacre, sem trincas e sem obstáculos na leitura da identificação.
No entanto, Luca destaca que encontrar um especialista e um procedimento de avaliação confiável ainda é algo complicado. “Chegamos a criar um método próprio da InstaCarro para auxiliar a avaliação dos veículos comercializados na nossa plataforma. Mais de 180 itens são avaliados por mecânicos especializados que vão até a casa do cliente analisar o veículo”, finaliza.
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