Com o Carnaval chegando, muitos brasileiros vão procurar uma das inúmeras praias do país para aproveitar o calor e a folia. Por isso, a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, chama a atenção dos motoristas para os cuidados necessários com a maresia da região litorânea.
“A maresia pode gerar impactos negativos nos componentes de um veículo, uma vez que tende a acelerar a oxidação das peças metálicas. Os componentes mais afetados são, geralmente, os conjuntos que estão mais desprotegidos e podem não estar com a pintura de proteção em dia”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicação e suporte técnico da Motul Brasil. “Quanto mais tempo exposto a essa umidade característica do litoral, mais difícil reverter a oxidação.”
Diante desse cenário, a Motul indica uma inspeção das partes metálicas e a realização de lubrificação prévia dos conjuntos, principalmente os mais expostos à ação corrosiva, como a suspensão, amortecedores e caixa de direção, além de proteção durante a viagem, como cobrir o veículo. “Após a viagem, devem ser adotadas medidas de precaução, como a limpeza adequada e detalhada das partes, e a lubrificação, pois a umidade salgada do litoral potencializa a corrosão”, indica Freitas.
Produtos Motul apropriados para turistas e moradores de regiões que enfrentam diariamente o impacto natural da maresia são voltados à prevenção contra os efeitos desse fenômeno. Confira abaixo os produtos indicados para limpeza e lubrificação das partes expostas:
- PARTS CLEAN: é um agente poderoso desengraxante não clorado de secagem moderada para dissolver poeira, óleos, graxas e composto de freios;
- BRAKE CLEAN: é destinado para qualquer tipo de resíduos nas pastilhas de freio e embreagem. Por ser muito potente, não deve ser utilizado em superfícies plásticas pintadas ou envernizadas;
- EZ LUBE evita a umidade em circuitos elétricos, plugues, alavancas, motores e tubos de escapamento, além de prevenir contra o engripamento de parafusos, porcas, cabos e sistemas mecânicos oxidados.
Comentar