Dicas

Vai pegar estrada? Confira o que significam as luzes do painel

significado das luzes do painel

O feriado de carnaval se aproxima e diversos foliões se preparam para pegar a estrada durante os dias de folga. Para garantir a viagem em segurança, é importante estar com a manutenção do veículo em dia. Em 2022, entre sexta-feira e a quarta de cinzas, a Polícia Rodoviária Federal registrou 1.160 acidentes que ocasionaram 106 mortes, números que atentam para o bom estado do veículo. E como saber se alguma funcionalidade apresenta defeitos? Uma das maneiras é olhar para o painel do seu carro. A equipe do DOK Despachante preparou um guia que orienta sobre o significado de cada sinal que se acende, o que, além de evitar multas, pode prevenir muitos acidentes.

Primeiro de tudo, é importante entender que as luzes são separadas de acordo com a gravidade do problema. As vermelhas apontam irregularidades de urgência, o que pode ser algo perigoso para quem pega a estrada. As amarelas, pedem atenção a alguma questão menos grave, mas ainda importante. As verdes são mais tranquilas, pois indicam o acionamento de algum componente do automóvel e permanecem acesas durante a utilização dele. São elas:

Vermelhas

Luz de Bateria – A bateria do carro é como se fosse o coração do sistema elétrico. Por isso, a luz vermelha com o símbolo de uma bateria indica problemas nesse sistema automotivo. Vale ressaltar que a falha não necessariamente precisa ser na bateria, pode se tratar de mau funcionamento de componentes como alternador, fios e até mesmo sensores.

Luz de temperatura de motor – identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação. Se ela acender, pare imediatamente o carro e procure ajuda especializada. Muito provavelmente o motor do carro superaqueceu ou está muito próximo disso.

Luz de óleo – Esse é outro símbolo que requer atenção o mais rápido possível para evitar problemas no funcionamento do veículo. Ele denuncia falhas no sistema de lubrificação do motor, como baixo nível de óleo ou algo pior, e exige atenção imediata. Essa é uma das luzes do painel mais perigosas, afinal, se o motor trabalhar sem lubrificação, ele pode fundir.

Luz de airbag – A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se o veículo sofrer uma colisão e essa luz estiver acesa, o airbag não vai operar ou apresentará falhas. Para a sua segurança e dos demais passageiros, é vital que você procure imediatamente uma oficina especializada, ou até mesmo a própria concessionária, a fim de resolver esse problema o mais rápido possível.

Luz de freio de estacionamento – A luz de freio de estacionamento, também chamado de freio de mão, pode ser representada de várias formas: seja por um círculo vermelho contendo um ponto de exclamação ou um “P” dentro dele ou até mesmo pela palavra “Brake”. Ela indica o acionamento do freio de estacionamento e que, portanto, o motorista não deve tentar colocar o carro em movimento antes de inativá-lo.

Amarelas

Luz de injeção eletrônica – A luz com um símbolo de motor de carro acende naturalmente no momento da ignição ou partida, mas deve se apagar logo em seguida. Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa com frequência anormal, isso pode significar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar falhas na próxima ignição.

Luz de pré-aquecimento de velas – A luz de pré-aquecimento de velas serve para indicar o aquecimento do combustível para partida em carros flex. Todavia, essa luz também alerta para questões sérias e que demandam atenção, como o desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador.

Luz de controle de tração ou ESC – A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema está ativo no veículo. Esse controle tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.

Luz de direção elétrica – A luz do “volantinho” ou com a sigla EPS no painel do carro é, na verdade, de direção elétrica e indica defeito nesse componente, como desregulamento do volante ou danos à caixa de direção. Vale ressaltar que, normalmente, essa luz acende após a partida e se apaga logo em seguida. O alerta vem quando o símbolo permanece aceso.

Evitando multas

As luzes do painel são tão importantes que, ao não obedecer às orientações que elas sugerem, o condutor pode levar multa. “Alguns sinais do painel alertam para casos de multas graves como ausência do cinto de segurança, pane seca por ausência de gasolina, itens obrigatórios como airbag e ABS e falhas no sistema de iluminação. Todos estes podem comprometer o bolso do motorista e, pior ainda, arriscar a vida de pessoas que também estão na estrada”, alerta o CEO do DOK Despachante, Gregory Packs.

Sem falar que, o período do carnaval já é bastante suscetível por irregularidades que, devido ao caráter da festa, condicionam a algumas situações. Por exemplo, durante a folia as multas por excesso de passageiros, dirigir sob efeito de álcool, desrespeito ao limite de velocidade e dirigir de chinelos costumam aumentar. “Nestes dias, além da revisão do carro, é fundamental atenção para critérios que tornem o carnaval motivo apenas de celebração”, finaliza Packs.

Publicidade

Curta nossa página